A velocidade do mundo hoje impressiona. Novas tecnologias e formas de se conectar surgem a todo momento. Com essa evolução digital e tecnológica, mais empreendedores passaram a contar com ferramentas para a divulgação dos seus produtos.
Do dia para a noite as redes sociais se tornaram uma importante vitrine, aliado a esse movimento, temos empreendedores excelentes tecnicamente, com bons produtos, com qualidade e sem equipes para estruturar uma importante disciplina: marketing. No mundo dos “EUquipes”, é comum fazer tudo sem apoio, principalmente no ínicio.
Neste cenário, tornou-se comum a busca por fórmulas mágicas que ajudem a vender rápido e em maior quantidade. Como se fosse possível ter uma única metodologia que permitisse vender qualquer coisa sem que os conceitos básicos de marketing fossem estruturados.
Como é possível vender sem entender o mercado de atuação? Sem revisitar a estrutura do produto, pensando toda a sua cadeia de produção, a necessidade do cliente e seus diferenciais? Como uma fórmula mágica age em um produto que não compreende seu público, entende a precificação, o local ideal para oferecer e estar disponível ao cliente?
Os conceitos de marketing trabalhados por tantos pensadores e líderes do marketing, precisam fazer parte do dia a dia de todos os empreendedores e profissionais que se formam a cada ano apenas tecnicamente em seus negócios.
Como se fosse um checklist básico do que se tem que ter e pensar para estruturar do zero uma ideia vendável.
Imaginem quantos negócios sobreviveriam se o mínimo do marketing os 4Ps fossem analisados e colocados em prática. Muito se fala de ter uma estratégia, mas no mundo real, a maioria dos negócios vive da sorte, sem estrutura nenhuma para iniciar a criação de uma estratégia.