Para se dar bem no marketing, uma condição sine qua non é estar atento às tendências do momento e pensar como estas irão impactar nosso comportamento. Afinal, entender o comportamento humano vai permitir identificar os dois grandes drives motivadores que influenciam a decisão de compra do consumidor: por um lado, as maiores necessidades e desejos que o consumidor anseia, por outro, as maiores dores e medos das quais este mesmo consumidor quer se afastar.
Para todos aqueles que já perceberam a importância de estar atento as tecnologias, inovações e tendências do momento, um conceito imprescindível que se deve ter em mente é o ciclo do hype.
Todos conhecem a palavra ´hype´, tão usada no nosso dia a dia. O termo é usado quando um determinado assunto está tendo grande repercussão e chamando a atenção das pessoas. Posts em redes sociais são viralizados, artigos sobre o tema proliferam no LinkedIn e no Medium e reportagens são veiculadas nos grandes canais de mídia.
A empresa de research Gartner, cunhou o conceito hype cycle para representar de forma gráfica o ciclo de adoção ao de novas tecnologias e tendências.O hype cycle é composto por cinco fases:
fase 1) gatilho da tecnologia - o momento de hype sobre novas tecnologias emergentes. A mídia fica entusiasmada com as potencialidades na nova tecnologia. O hype é crescente.
fase 2) pico das expectativas infladas - o hype atinge seu pico. Algumas histórias de sucesso com a nova tecnologia e outras tantas histórias de fracasso.
fase 3) vale da desilusão - o hype diminui e muitas iniciativas fracassaram. As expectativas e potencialidades não foram confirmadas.
fase 4) declive da iluminação - a tecnologia avança e passa a ser mais compreendida. Cada vez mais aplicações práticas são bem sucedidas.
fase 5) plateau da produtividade - a tecnologia se torna mainstream. A tecnologia evolui e passa a ser amplamente adotada.
Para todos aqueles que estão de olho nas novas tendências e tecnologias, conhecer este hype cycle é fundamental pois uma queda do hype sobre uma tecnologia não significa necessariamente que a tendência falhou. Ela pode estar apenas no vale da desilusão, para logo em seguida, retomar um crescimento mais lento mas mais sustentável.
Também serve para sermos precavidos com o hype em cima de certas tecnologias. Não é porque todos estão falando sobre uma tendência que ela de fato vai se concretizar. Uma tendência pode entrar no hype, para depois de algum tempo, morrer no esquecimento.