[ editar artigo]

Hype Cycle - Você que busca por tendências precisa entender este conceito

Hype Cycle - Você que busca por tendências precisa entender este conceito

Para se dar bem no marketing, uma condição sine qua non é estar atento às tendências do momento e pensar como estas irão impactar nosso comportamento. Afinal, entender o comportamento humano vai permitir identificar os dois grandes drives motivadores que influenciam a decisão de compra do consumidor: por um lado, as maiores necessidades e desejos que o consumidor anseia, por outro, as maiores dores e medos das quais este mesmo consumidor quer se afastar.

Para todos aqueles que já perceberam a importância de estar atento as tecnologias, inovações e tendências do momento, um conceito imprescindível que se deve ter em mente é o ciclo do hype.

Todos conhecem a palavra ´hype´, tão usada no nosso dia a dia. O termo é usado quando um determinado assunto está tendo grande repercussão e chamando a atenção das pessoas. Posts em redes sociais são viralizados, artigos sobre o tema proliferam no LinkedIn e no Medium e reportagens são veiculadas nos grandes canais de mídia.

A empresa de research Gartner, cunhou o conceito hype cycle para representar de forma gráfica o ciclo de adoção ao de novas tecnologias e tendências.O hype cycle é composto por cinco fases:

fase 1) gatilho da tecnologia - o momento de hype sobre novas tecnologias emergentes. A mídia fica entusiasmada com as potencialidades na nova tecnologia. O hype é crescente.

fase 2) pico das expectativas infladas - o hype atinge seu pico. Algumas histórias de sucesso com a nova tecnologia e outras tantas histórias de fracasso.

fase 3) vale da desilusão - o hype diminui e muitas iniciativas fracassaram. As expectativas e potencialidades não foram confirmadas.

fase 4) declive da iluminação - a tecnologia avança e passa a ser mais compreendida. Cada vez mais aplicações práticas são bem sucedidas.

fase 5) plateau da produtividade - a tecnologia se torna mainstream. A tecnologia evolui e passa a ser amplamente adotada.

Para todos aqueles que estão de olho nas novas tendências e tecnologias, conhecer este hype cycle é fundamental pois uma queda do hype sobre uma tecnologia não significa necessariamente que a tendência falhou. Ela pode estar apenas no vale da desilusão, para logo em seguida, retomar um crescimento mais lento mas mais sustentável.

Também serve para sermos precavidos com o hype em cima de certas tecnologias. Não é porque todos estão falando sobre uma tendência que ela de fato vai se concretizar. Uma tendência pode entrar no hype, para depois de algum tempo, morrer no esquecimento.

Marketing na Era Digital
Rogerio Chinen
Rogerio Chinen Seguir

Ola meu nome é Rogerio Chinen. Medico formado ha 16 anos, atuando na area de transplante renal. Ha uns 5 anos, ampliando meus conhecimentos para outras areas alem da medicina. Fiz curso de design thinking, criatividade, desenvolvimento pessoal, etc.

Ler conteúdo completo
Indicados para você