Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IA na Educação: inteligência ou automação?

IA na Educação: inteligência ou automação?
Josiane Camacho Laurentino
dez. 1 - 2 min de leitura
000

As tecnologias digitais cada vez mais se beneficiam dos avanços dos diversos tipos de inteligência artificial. Quanto mais utilizamos estes formatos, mais dados geramos e maiores possibilidades temos de uso, em diversas áreas e atuações que podem trazer grandes facilidades à nossa vida cotidiana. O crescente uso destas ferramentas leva também à apreensão quanto ao nível de automação que pode substituir diversas funções que temos hoje no mercado de trabalho. O avanço das tecnologias é inevitável, mas podemos entender melhor estas ferramentas para fazer um melhor uso dela e assim unir as vantagens das automações da inteligência artificial para que nós, humanos, possamos desempenhar melhor tarefas e ações que realmente precisem de nossa atuação.

Pensando no campo da educação, por exemplo, é grande o temor de como os processos de digitalização e virtualização da educação podem afetar professores e alunos. Robôs que corrigem redações e provas já estão atuando em diversas faculdades, e aplicativos que fazem correção gramatical são apenas algumas das possibilidades. 

Mas nem tudo precisa ser apocalíptico, e já estão disponíveis diversos usos da IA que podem beneficiar tanto alunos quanto professores. Um exemplo são as plataformas que avaliam o desempenho dos estudantes através de atividades de avaliação e indicam quais assuntos precisam ser reforçados, indicando também textos, aulas, jogos e materiais complementares que podem ser úteis para o aluno no tópico em questão, através da categorização dos temas e das habilidades necessárias para realização das mesmas. Este é um uso bem incipiente da inteligência artificial, mas conforme ampliamos o uso é possível otimizar o uso destes dados e fornecer melhores exercícios aos estudantes através da Big Data.

As possibilidades são infinitas, e quanto mais uso inteligente fizermos desta inteligência artificial, mais tempo teremos para que professores e alunos possam aproveitar o melhor desta relação tão importante: o incentivo ao debate que instiga e leva a melhores resultados na educação e na vida.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você