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INBOUND MARKETING

INBOUND MARKETING
Vera Helena Lopes
set. 15 - 3 min de leitura
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É incrível conhecer as diversas possibilidades que o marketing digital nos traz. A cada nova etapa, um novo olhar. O Inbound marketing é mais do que isso, é uma visão 360 graus, que organiza, orienta e distribui as estratégias de relacionamento com o cliente. Essa é uma análise muito particular, mas que poderia ser de mais alguns apaixonados pelo  marketing e pelo digital. Essa combinação entre a estratégia (marketing) com o canal (digital) nos fornece novos desafios e  múltiplas experiências.

Para início de conversa, o Inbound é uma estratégia de atração. Trata-se principalmente da sedução ao cliente, para que esse relacione com a sua marca ou produto. Analogamente é a fase do namoro que num futuro próximo pode virar um casamento muito bem sucedido. Uma das suas estratégias é a construção de  conteúdo, porque hoje a grande maioria das pessoas não compram mais um produto ou serviço sem uma história e sem confiança. Mesmo na aquisição de produtos básicos ou de recorrência e em se tratando de comprar on line, é mais  importante a busca por informação e o contexto em que se está inserido.

Em todos os fóruns onde se discute a temática do marketing digital sempre parte -se do princípio universal que o rege que é, conhecer a jornada no cliente, em outras palavras, saiba quais são suas dores e anseios e assim criar para cada fase nessa jornada mecanismos de atração e relacionamento. Entender os passos na jornada e entregar a melhor coisa possível, mas considerando no melhor momento do cliente, é a chave para essa abordagem vitoriosa.

O Inbound marketing pode ser entendido como um conjunto de práticas e técnicas  que  alinhadas conseguem converter em melhores resultados. Sozinha, dificilmente uma delas pode ser tão efetiva quanto no coletivo. Então, fazer conteúdos, otimizar para o google (SEO) e fazer anúncios, é um subconjunto que faz a conversão para vendas serem mais reais e factíveis. Outras tantas podem compor esse coletivo de ações, como o próprio ponto fisíco,  influenciadores, assessoria de imprensa, a velha e boa indicação boca a boca e até mesmo parcerias.  

Trata-se, portanto, de mais uma vez compreender o cliente e sua jornada de compra, seu contexto e quais os canais são mais apropriados para relacionar com ele. O inbound é um imã que atrai para si as diversas formas de potencializar o contato, de criar caminhos e definir o momento certo de cada canal conversar com o cliente. Ele nasceu no momento de vendas complexas e por isso considerar todas essas etapas e formas de relacionar facilita em muito as conexões com o mercado e seu público alvo. Precisa de fato  ter muito planejamento, experimentação, medição e retroalimentação do processo. Por esses motivos,  tornou-se hoje em dia, uma das maneiras mais assertivas de marketing no mundo digital.

Vera Lopes


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