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Inbound marketing é criar sua própria audiência

Inbound marketing é criar sua própria audiência

A Marca ao investir no marketing de conteúdo observará com o tempo, a necessidade de se aproximar dos clientes, pois o material produzido com qualidade aumentará o tráfego orgânico, porém com baixo índice de conversão. Neste momento, é hora de investir no inbound marketing, ou seja, reunir estratégias com o objetivo de criar sua própria audiência.

Criar sua própria audiência é oferecer conteúdo com profundidade distribuído em blog, podcast, site, lista de e.mails, comunidade ou até em grupos no whatsapp e no Telegram entre outros. Se a Marca centrar a distribuição do conteúdo somente em perfis de plataformas de redes sociais ou canal do Youtube, ela está nas mãos “de terceiros”. Imagine se um deles resolve sair do ar, como a ela irá contactar com os clientes? “Sua” audiência não é sua, e sim da plataforma. Portanto, criar audiência é mesclar distribuição própria junto com a de terceiros.

No Planejamento do inbound marketing, a ferramenta SEO é útil para identificação da palavra-chave a ser inserida nos conteúdos. No entanto, o SEO não é sobre o que as pessoas estão procurando, mas o que elas querem encontrar. Por exemplo: “fazer bolos”, está no top de procura no google, avalie se a busca maior está em “curso para fazer bolo” ou  “fazer bolo em casa”. Após o uso correto do SEO, os clientes serão atraídos para o site aumentando a Encontrabilidade da Marca. O passo seguinte é estudar a LGPD e verificar como proceder legalmente para capturar e armazenar os dados destes perfis.

No site, o prospect ao acessar e preencher uma landing page é porque se interessou pelo produto oferecido: um e-book, um convite para um webinário entre outros. Após análise dos perfis coletados, é possível identificar leads qualificados e enviar e.mail marketing iniciando um relacionamento personalizado que poderá resultar num cliente e numa conversão.

Portanto, inbound marketing de sucesso é conhecer o cliente, ter o branding bem definido e presente em toda a jornada de compra do cliente. Deve “entrar” na mente do consumidor. Essas estratégias envolvem growthmarketing configurações visando acelerar e alavancar o crescimento do negócio.

Marketing na Era Digital
Regina Rodrigues de Campos
Regina Rodrigues de Campos Seguir

Jornalista, Mestre em Relações Públicas, pela USP. Professora universitária desde 1999. Nesta fase profissional aprendendo sobre o marketing digital. O objetivo é desenvolver e lançar um site de notícias e me tornar uma empreendedora.

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