Durante um período trabalhei com vendas diretas e para você que não faz ideia do que é isso, indico que assista ao filme "Fome de Poder" e a série "A vida e história de Madam C. J Walker", ambos na Netflix.
Vou explicar de uma maneira simples, vendas diretas são também conhecidas como vendas de porta em porta. Mas não é qualquer porta, antes é preciso se conhecer bem, assim como o produto ou serviço que vai demonstrar para seu cliente. Ah, o cliente! Esse sim deve ser bem estudado, é preciso saber tudo sobre ele, saber identificar em qual "porta" bater é fundamental para que suas estratégias tenham resultado e também para ajudá-lo a ganhar tempo.
É a típica estratégia de estudar para fazer o lugar e a hora certa acontecerem.
Mas porque estou falando de vendas diretas aqui? Por que, na aula de Inbound Marketing apresentada pelo André Siqueira da RD Station, ele enfatizou o trabalho importantíssimo das pessoas que estão no front dos negócios. São elas que tem contato direto com todo o tipo de pessoas, que conversam com elas, ouvem o que buscam, do que precisam e, muitas vezes, nós que estamos atuando no ambiente de marketing não aproveitamos isso. E me lembrei na hora das minhas experiências com vendas diretas.
Quando ouvimos sobre Inbound Marketing ou Marketing de atração tentamos elaborar estratégias que muitas vezes fogem do que realmente precisa ser feito, conhecer o cliente.
Então, antes de sair por aí "falando" na internet sobre o seu produto ou serviço, procure saber TUDO sobre quem vai comprar. Não existe receita certa, isso já aprendemos, certo?
No final, o que estamos fazendo é trazendo para o digital o que já fazemos no off-line e, também precisamos ganhar tempo no digital, oferecer um trabalho de qualidade para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas e às vezes nem é um problema, não é mesmo? Tem um monte de gente querendo aprender, viajar (assim que possível), adquirir um imóvel, começar um negócio, são várias alternativas. Então, não perca tempo, através da internet você pode interagir com várias pessoas que podem ser o seu cliente. Pegue logo seu autofalante e comece a prospectar os seus.