[ editar artigo]

Influenciadores e a marca da escola

Influenciadores e a marca da escola

Se uma empresa qualquer deve pensar muito bem antes de associar a sua marca ao nome de um influenciador digital, imagine uma instituição de educação? Com certeza, deve pensar um milhão de vezes a mais antes de qualquer parceria.

Em tempos de redes sociais, é muito normal as escolas de educação básica receberem propostas para a divulgação da instituição por meio de influenciadores digitais e o apelo para a divulgação é o canal direto com os jovens. Entretanto, conforme a Bia Granja, da You Pix, falou em sua aula, a escolha por uma ação com influenciadores deve estar alinhada aos valores da marca e o seu posicionamento. O profissional não pode ser escolhido apenas pelo número de seguidores, por seu reconhecimento em determinado local ou pela influência em determinado público.

A escola precisa avaliar quais são os seus objetivos dentro de uma campanha e avaliar a necessidade desse influenciador. Muitos ex-alunos das escolas se tornam artistas e às vezes a instituição quer se aproveitar dessa informação para associar o nome da escola. Mas é preciso muito cuidado. Antes de qualquer escolha vale responder algumas perguntas sobre essa estratégia?

  1. Qual é a história desse influenciador com a minha escola?
  2. Olhando as redes sociais desse profissional, eu realmente quero associar o nome da minha escola com o nome dele?
  3. Os valores da minha escola conversam com os valores desse influenciador? Ele acredita no que eu acredito? Vale uma pesquisa sobre a vida dele e seus posicionamentos públicos.
  4. Qual é a representatividade dele para o meu público? É relevante?
  5. Ele usa o nosso produto ou serviço?
  6. Ele se engaja nas mesmas causas da minha escola?

A imagem de uma instituição vale ouro, é o bem mais precioso, são anos para a construção e consolidação dessa reputação.

Vale lembrar que os maiores influenciadores dentro da sua escola são os pais, os alunos, os professores e toda a comunidade escolar. O que eles falam sobre a sua instituição é o testemunhal mais importante. Fique atento!

Marketing na Era Digital
Priscila Padilha
Priscila Padilha Seguir

Jornalista de formação, pós-graduada em marketing e especialista em marketing escolar. São mais de 22 anos de atuação nas áreas de marketing, comunicação e de relacionamento com clientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você