Podemos definir o Pinterest como:
- é uma plataforma de compartilhamento de imagens que funciona como um quadro de inspirações e ideias para uma infinidade de assuntos e categorias;
- o cantinho mais inspirador da internet;
- uma plataforma de descoberta visual.
Nele, os usuários encontram ideias e referências para diferentes objetivos e salvam esses insights, agrupando-os em pastas. Seu objetivo é: descobrir, compartilhar e salvar ideias, permitindo que o usuário organize os seus interesses em murais.
O grande diferencial do Pinterest é que ele se tornou um grande catálogo de referências para os usuários. E são nessas referências que a sua marca pode aparecer para se aproximar do público, reforçar seu branding e influenciar as decisões de compra dos usuários.
O grande benefício é entrar nos planos das pessoas no momento em que elas buscam referências para realizar seus projetos de vida.
Esse momento da jornada do usuário que precisamos levar em consideração: ele está salvando vários pins para depois analisar um a um. Então, o retorno não é instantâneo, ou seja, “já vou comprar”. Leva um pouco mais de tempo.
Chamamos o Pinterest de plataforma de futuro, ou seja, a ação ainda vai acontecer: vou reformar minha casa então já vou salvando ideias nas minhas pastas.
Ao contrário do Instagram que é uma rede social referente ao passado, já aconteceu. E no caso do Twitter / Stories, por exemplo, está acontecendo (pesente).
Ao publicar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento com eles e mandar mais visitantes para o seu site.
Além disso, elas conseguem influenciar as decisões de compra dos consumidores, que estão dispostos a comprar aquilo que encontram no Pinterest.