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PLANO DE MARKETING no ambiente digital
1 - Introdução - é o resumo do seu Plano de Marketing, nele devem constar as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários. É a última etapa a ser feita
2 - Análise do Macro Ambiente - é o levantamento dos fatores que não estão sob seu controle, como por exemplo: fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, demográficos, tecnológicos e naturais. Esses fatores estão em constante mudança e podem ter influências negativas e positivas sobre seu negócio.
3 - Análise do Micro Ambiente - aqui se faz o levantamento de alguns fatores que você pode ter um certo controle mas continuam ser externos à empresa, como: o mercado, os clientes e a concorrência. Todos eles também afetam diretamente seu negócio.
a) Mercado: análise quantitativa das tendências do mercado, baseada em dados reais do mercado:
- Vendas Totais
- Vendas por região
- Vendas por segmento
- Sazonalidade das vendas
- Participação de mercados por concorrente
Cruzamentos
b) Público Alvo: análise dos clientes/consumidores deve ser feita baseada em estudos de mercado e por segmento de mercado, se for aplicável.
- Quem é?
- O que quer?
- Onde compra?
- Como compra?
- Como usa?
c) Concorrência: análise de todos os concorrentes sejam diretos ou indiretos:
- Quem são os principais concorrentes
- Evolução da participação de mercado de cada concorrente - por área/segmento
- Estratégia de cada concorrente - por área/segmento
- Imagem de cada concorrente junto aos clientes/consumidores
- Forças e Fraquezas de cada concorrente
4 - Análise Ambiente Interno - é o levantamento do seu posicionamento no mercado, quais são os seus produtos e suas características, seu diferencial em relação aos concorrentes É fundamental as empresas se conhecerem para saberem como agir para melhorar sua lucratividade.
Mercadológica:
- Evolução da participação de mercado do produto
- Estratégia atual (4 P´s atual)
- Imagem que os clientes/consumidores têm do nosso produto
Financeira:
- Lucratividade de cada produto
- Composição de custos
- Identificação de formas par aumentar a lucratividade
5 - Identificação de Oportunidades e Riscos (SWOT) - Aqui as empresas precisam saber como usar suas forças para se defender das ameaças e como criar oportunidades para atacar as fraquezas do concorrente.
Fatores Internos:
- Força
- Fraqueza
Fatores Externos:
- Oportunidade
- Ameaça
6 - Objetivos de Marketing - Determinar os objetivos de marketing, incluindo metas quantitativas no tempo. Exemplos:
Aumento de X % do market-share do produto em Y meses
Recuperar a imagem da empresa/produto, em um prazo de X meses, após algum desgaste.
7 - Estratégia 4 P´s - Levantar os 4 P´s propostos para atender o objetivo de marketing focado no público-alvo escolhido e considerando a análise SWOT feita:
- Produto
- Preço
- Praça (distribuição/logística)
- Promoção (comunicação)
8 - Plano de Ação - Apresentar os programas especiais de marketing projetados para atingir os objetivos do negócio.
Cada elemento da estratégia deve ser elaborado para responder às seguintes perguntas:
- O que será feito?
- Quando será feito?
- Quem o fará?
- Quanto custará?
9 - Orçamento e Cronograma - Alocação dos programas de ação, física e financeiramente ao longo do tempo
Caso não seja viável, volte e refaça as estratégias
Caso seja viável, continue.
10 - Avaliação e Controle - Todas as ações do plano de marketing devem ser passíveis de mensuração por indicadores que permitam controle e avaliação contínuos para ajustes futuros. É uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade!