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Mapa Mental - Plano de Marketing

Mapa Mental - Plano de Marketing

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PLANO DE MARKETING no ambiente digital

1 - Introdução - é o resumo do seu Plano de Marketing, nele devem constar as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários. É a última etapa a ser feita

2 - Análise do Macro Ambiente - é o levantamento dos fatores que não estão sob seu controle, como por exemplo: fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, demográficos, tecnológicos e naturais. Esses fatores estão em constante mudança e podem ter influências negativas e positivas sobre seu negócio.

3 - Análise do Micro Ambiente - aqui se faz o levantamento de alguns fatores que você pode ter um certo controle mas continuam ser externos à empresa, como: o mercado, os clientes e a concorrência. Todos eles também afetam diretamente seu negócio.

a) Mercado: análise quantitativa das tendências do mercado, baseada em dados reais do mercado: 

  • Vendas Totais
  • Vendas por região
  • Vendas por segmento
  • Sazonalidade das vendas
  • Participação de mercados por concorrente

Cruzamentos

b) Público Alvo: análise dos clientes/consumidores deve ser feita baseada em estudos de mercado e por segmento de mercado, se for aplicável.

  • Quem é?
  • O que quer?
  • Onde compra?
  • Como compra?
  • Como usa?

c) Concorrência: análise de todos os concorrentes sejam diretos ou indiretos:

  • Quem são os principais concorrentes
  • Evolução da participação de mercado de cada concorrente - por área/segmento
  • Estratégia de cada concorrente - por área/segmento
  • Imagem de cada concorrente junto aos clientes/consumidores
  • Forças e Fraquezas de cada concorrente

4 - Análise Ambiente Interno - é o levantamento do seu posicionamento no mercado, quais são os seus produtos e suas características, seu diferencial em relação aos concorrentes É fundamental as empresas se conhecerem para saberem como agir para melhorar sua lucratividade.

Mercadológica:

  • Evolução da participação de mercado do produto
  • Estratégia atual (4 P´s atual)
  • Imagem que os clientes/consumidores têm do nosso produto

Financeira:

  • Lucratividade de cada produto
  • Composição de custos
  • Identificação de formas par aumentar a lucratividade

5 - Identificação de Oportunidades e Riscos (SWOT) - Aqui as empresas precisam saber como usar suas forças para se defender das ameaças e como criar oportunidades para atacar as fraquezas do concorrente.

Fatores Internos:

  • Força
  • Fraqueza

Fatores Externos:

  • Oportunidade
  • Ameaça

6 - Objetivos  de Marketing - Determinar os objetivos de marketing, incluindo metas quantitativas no tempo. Exemplos:

Aumento de X % do market-share do produto em Y meses

Recuperar a imagem da empresa/produto, em um prazo de X meses, após algum desgaste.

7 - Estratégia 4 P´s - Levantar os 4 P´s propostos para atender o objetivo de marketing focado no público-alvo escolhido e considerando a análise SWOT feita:

  • Produto
  • Preço
  • Praça (distribuição/logística)
  • Promoção (comunicação)

8 - Plano de Ação - Apresentar os programas especiais de marketing projetados para atingir os objetivos do negócio.

Cada elemento da estratégia deve ser elaborado para responder às seguintes perguntas:

  • O que será feito?
  • Quando será feito?
  • Quem o fará?
  • Quanto custará?

9 - Orçamento e Cronograma - Alocação dos programas de ação, física e financeiramente ao longo do tempo

Caso não seja viável, volte e refaça as estratégias

Caso seja viável, continue.

10 - Avaliação e Controle - Todas as ações do plano de marketing devem ser passíveis de mensuração por indicadores que permitam controle e avaliação contínuos para ajustes futuros. É uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade!

Marketing na Era Digital
Aline Carvalho Bassoi
Aline Carvalho Bassoi Seguir

Co-fundadora da Blá Mídia, graduada em Administração, Especialista em Marketing Digital, mãe de duas menininhas lindas, amante de atividades físicas e de alimentação saudável e crossfiteira de coração.

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