Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. ... (Cora Coralina)
O marketing de conteúdo é atualmente uma das estratégias mais inteligentes e robustas de atração, retenção e fidelização de clientes. Isso pode soar como exagero, mas é verdade! Segundo o relatório Content Trends, de 2019, 73% das empresas brasileiras utilização dessa abordagem na hora de atrair novos clientes. Mesmo que os números não sejam suficientes para te convencer sobre o efeito de trazer conteúdos para seus clientes, trago alguns objetivos que talvez o convençam a investir em colocar a mão na massa, ou melhor no teclado.
Em primeiro lugar para gerar vendas, sim ! falar sobre a empresa, seus produtos e principalmente sua história é um mecanismo de aproximar do seu cliente, e uma vez que aproxima, gera relacionamento e vendas!
O segundo aspecto está ligado a relevância e reputação da sua marca. Quando você faz o marketing de conteúdo, está trazendo informações valiosas para seu cliente ou potencial cliente. Corta caminho, evita que ele tenha que buscar por si no mundo a parte chamado internet. Isso pode custar muito tempo e trabalho, duas coisas que definitivamente são custosas para qualquer um de nós. Sendo assim, contribuindo com a eficácia nas respostas ao cliente você cria autoridade , pois se torna um expert no assunto, e experts são diferenciados.
Um terceiro ganho com o marketing de conteúdo é diminuir custos, pois se ao procurar uma informação nos sites de buscas como o google e sua empresa aparece entre os primeiros resultados, certamente as pessoas irão procurá-lo estando mais propícios a comprar de sua empresa evitando assim gastos excessivos com outros tipos de comunicação ou esforço da força de venda. É uma venda menos cara e persuasiva porque já teve o mais difícil, a autorização do cliente para falar com ele! Não é o máximo isso?
Tem um elemento tão importante no marketing de conteúdo, mas que muitas vezes pode passar despercebido para algumas pessoas mesmo tendo tamanha importância. Estou falando da possibilidade de educar o mercado. Isso mesmo, à medida que você escreve com responsabilidade e verdade sobre um assunto de interesse do seu cliente, você está balizando o mercado para que aja igual. Se você escreve de forma clara, com argumentos e leveza, o mercado precisa fazer o mesmo para não cair no ridículo e não ser relevante. Além disso, olhando por outro lado, o cliente irá acostumar a ver em sua marca um lugar seguro para descobrir sobre coisas de interesse e automaticamente você será lembrado quando uma necessidade surgir. E aí, é o melhor dos mundos !
Teria outros elementos que o convenceria a investir em marketing de conteúdo, se é que a essa altura não tenha conseguido. O mais importante disso tudo é que trata- se não somente de uma forma de relacionar e ser mais assertivo nas vendas. Marketing de conteúdo é muito além disso. É um ativo de sua empresa. Sim, um ativo como carros, equipamentos, pessoas, recursos. Enfim, é uma forma de se posicionar no mercado e ter dele o respeito que todo empreendedor sonha. Além disso, lembre-se sempre que ainda é sobre marketing que estamos falando. É uma das suas facetas que o digital impulsionou numa era onde a efemeridade das coisas está sendo questionada. Num momento em que novamente e finalmente, estamos questionando o TER pelo SER. E isso faz toda diferença quando se utiliza de conteúdo, narrativa, histórias e em definitivamente tratar o seu consumidor como o centro de tudo isso.
Vera Lopes