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Marketing digital: definição e objetivos

Marketing digital: definição e objetivos

Em  Digital Marketing  refere-se à comercialização de produtos, marcas ou serviços utilizando tecnologias digitais, que são controlados em diferentes canais online. 

Para a sua comunicação, as empresas utilizam principalmente canais digitais, como pesquisa do Google, redes sociais, e-mail, exibição de anúncios ou modelos de pagamento por clique, a fim de abordar o seu público-alvo diretamente e no momento certo no dispositivo eletrônico correspondente.

Visão global 

Marketing Digital  ( Marketing Online) é o termo abrangente para diversos instrumentos e atividades de marketing diferentes que usam tecnologias digitais. As empresas utilizam diferentes táticas para utilizar os métodos disponíveis na coordenação adequada para a abordagem do cliente digital.

Isso inclui atividades de SEO (Search Engine Optimization), SEA (Search Engine Advertising), marketing de conteúdo, mídia social, marketing por e-mail, exibição de propaganda, marketing de afiliados, relações públicas online ou automação de marketing com base no gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Normalmente, o ponto de partida para isso é o próprio site da empresa, no qual postagens de blog são publicadas, e-books e whitepapers, ferramentas digitais ou infográficos são oferecidos e a distribuição de conteúdo relevante para o cliente pode ser controlada através dos canais de mídia social usados.

Os clientes devem ser atendidos no momento certo e no lugar certo por meio do dispositivo digital, como desktop, laptop, tablet ou smartphone.

Esses são os objetivos do marketing digital

Otimização do tráfego do site

O tráfego qualificado do site e os usuários certos no site desempenham um papel importante no marketing digital. A melhoria do tráfego qualificado é uma meta abrangente de todas as atividades de marketing digital.

Geração de leads

Um lead é uma parte interessada entendida como um cliente potencial. As atividades de marketing individual visam atender a demanda com as ofertas certas e, assim, gerar informações de contato.

Aumentando o tempo de permanência

O design amigável do cliente da presença online e a satisfação das expectativas do usuário é um fator importante para encorajar os visitantes a permanecerem mais no site. Isso também tem uma grande influência nos resultados de classificação dos motores de busca.

Construção e fidelidade à marca

O marketing digital é usado para construir e manter a marca. Para este fim, diferentes estratégias e táticas foram desenvolvidas nos canais digitais individuais. Em combinação com a comunicação que corresponde à marca, uma estrutura de marca consistente pode ser criada.

Maior eficiência

O marketing digital eficiente dá uma contribuição significativa para uma abordagem mensurável do cliente. Um dos principais objetivos é melhorar a otimização da conversão e, assim, evitar o desperdício.

Fortalecendo a fidelidade do cliente Clientes

Clientes satisfeitos são um fator fundamental para qualquer empresa. Com os instrumentos e ferramentas certos, o gerenciamento de clientes bem-sucedido pode ocorrer por meio de canais digitais.

O que é search engine optimization? 

A otimização para mecanismos de busca, também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), é um método de marketing digital que visa otimizar o site e as landing pages individuais para a classificação orgânica dos buscadores.

O objetivo é aparecer nas primeiras posições na SERP (Search Engine Result Page) e, assim, aumentar o tráfego do site. O foco aqui está no fornecimento orientado ao usuário de conteúdo adequado que responda à busca por uma palavra-chave correspondente, como “óleos essenciais” da melhor maneira possível. 

É feita uma distinção entre otimização on-page e off-page. A otimização on-page inclui todas as medidas relacionadas ao conteúdo, estruturas, técnicas e aspectos da estrutura de links internos.

Otimizações fora da página incluem todas as medidas que estão fora do site a serem otimizadas. O foco aqui é principalmente configurar uma estrutura de link externo com sites de parceiros.

O que era anúncio do Search Engine?

Com o Anúncio do Motor de Pesquisa, os anúncios são colocados nos respectivos fornecedores do motor de pesquisa mediante o pagamento de uma taxa.

Ao contrário das atividades de SEO, o objetivo aqui não é aparecer nos resultados do ranking orgânico, mas sim nos espaços publicitários que se configuram para tal no SERP. 

Os marketeers definem lances para palavras-chave específicas para aparecer nos resultados de pesquisa desses anúncios. O modelo de pagamento usado para isso é um sistema de custo por clique ou pagamento por clique. 

Dependendo da popularidade da palavra-chave, preços diferentes podem ser aplicados. Para obter os melhores resultados para os pesquisadores, o Google também calcula um fator de qualidade para o site, que é compensado com o preço oferecido e, em última instância, decide a classificação do canal de publicidade

O que é marketing de mídia social? 

O marketing de mídia social é o uso de plataformas e sites como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube para anunciar produtos ou serviços ou para distribuir o conteúdo que foi criado para a comunidade relevante.

A área estendida de responsabilidade do marketing de mídia social também inclui a construção da comunidade, gerenciamento de comunidade e publicidade em mídia social. 

Além disso, o SMM oferece a oportunidade de analisar diversas reações dos clientes na forma de curtidas, compartilhamentos e feedbacks e de controlar o atendimento diretamente através dos canais.

O que é marketing por email?

O e-mail marketing é um instrumento de marketing digital e geralmente é usado para enviar conteúdo relevante e informativo a um público-alvo na forma de newsletters ou e-mails de oferta. 

Isso inclui diferentes formas de marketing por e-mail com conteúdo adequado, como postagens de blog ou campanhas de vendas, que podem ser personalizadas dependendo do ciclo de vida do cliente e / ou jornada do cliente. 

O marketing por email é utilizado pelas empresas para fortalecer as relações com os clientes e gerar vendas, abordando o grupo-alvo de forma personalizada e direta.

O que é marketing de afiliados?

O Marketing de afiliados é um tipo de venda online em que as empresas pagam aos seus parceiros de vendas em forma de comissões. A publicidade de produtos e serviços nos sites do parceiro é identificada por meio de um link de afiliado. 

O parceiro de vendas atua como uma interface entre o cliente e a empresa ofertante. A remuneração geralmente assume a forma de modelos de pay-per-click, pay-per-lead ou pay-per-vendas, embora outros sistemas de comissão também sejam concebíveis, como pay-per-install ou pay-per-view.

O que é RP online?

Relações públicas online é a comunicação digital com as partes interessadas voltada para as relações públicas. Isso inclui trabalho com a mídia, relações com blogueiros, marketing de influenciadores ou relações com influenciadores. 

O foco está na representação de interesses e no diálogo sobre os objetivos e tarefas da empresa por meio de canais online, por exemplo, nas áreas de comunicação de crise, lobby ou trabalho com a mídia.

O que é automação de marketing?

A Automação de Marketing trata da automação das atividades de marketing por meio de soluções de software. Isso inclui a automação de medidas de marketing, como e-mail, mídia social ou outras campanhas no site. 

O objetivo é abordar clientes em potencial em todos os pontos da jornada do cliente com as mensagens e o conteúdo corretos e, portanto, construir automaticamente um relacionamento comercial até a conclusão da compra. Isso vai de mãos dadas com um aumento na eficiência dos processos individuais de nutrição de chumbo até a conclusão da compra.

Marketing na Era Digital
Monica Vitória
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SEO na agência de Marketing Digital WebTrends

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