Durante meu consumo de conteúdo diário, me deparo com esse quote do mestre Murilo Gun (beijo Murilo, sou sua fã!) no Instagram:
“A maior de todas as tendências de consumo é a redução do consumo. Redução de consumo material externo e aumento do consumo imaterial interno. Como preencher os vazios internos com cura/amor/sabedoria para não ter que se distrair preenchendo com excessos compensatórios? ”
Na hora, lembrei de um dos conceitos que vimos no módulo 2, que envolve sustentabilidade e o marketing consciente. E por um momento vislumbro a utopia saindo do papel, da mente e sendo praticada. Pois estamos no processo, espero que estejamos. Pelo bem de Gaia.
Assim como as relações evoluem, não seria diferente com nossa ciência maravilhosa, chamada marketing. Estamos sempre conectados, em comunicação constante, rodeados de tecnologia e agilidade. Será que esquecemos que a primeira conexão que temos é com o mundo? Com a natureza? Com o amor materno? Com nossos valores?
Para muitos, o marketing consciente ainda é utopia, que não acompanha a realidade. Em sua maioria, sim. Mas a minoria que age, que pratica, que se enche de bom senso, que além do lucro avista o outro ou avista a si mesmo, porque somos um só. Essa minoria influencia a maioria, pequenas empresas influenciam as grandes, poucos consumidores influenciam muitos e assim fortalecemos essa conexão.
Com material interno repleto, somos completos. Melhoramos nossas relações, nos comunicamos melhor. Conhecemos o outro, geramos mais empatia, mais amor. A sabedoria então, é prato cheio. O consumo em excesso é indicado para o produto “conteúdo”. Neste momento de pandemia, muitos se abriram e deixaram fluir o conhecimento que tem para fora, para o outro. Sem esperar nada em troca. Isso é marketing consciente, sem sua essência, fora da teoria e vivido na prática! Espero que esse valor seja visto e trocado mais vezes, sempre, com maior incidência. Que possamos realizar nossas necessidades e desejos de forma limpa, consciente.