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Marketing serve pra quê?

Marketing serve pra quê?
DENISE TERESINHA VIEIRA  MARQUES
mar. 19 - 2 min de leitura
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O marketing está em todo o lugar e você nem percebe. Está no aplicativo que usa para comprar a pizza preferida, na embalagem que protege o que você comprou, na espiadinha que deu na festa do Méqui no BBB, no post do Instagram e, por aí vai. Somos constantemente impactados por alguma ação de marketing. E, engane-se quem pensa que marketing é vender produtos!

Segundo Kotler (2012):

marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca

Para o autor, toda e qualquer atividade que aja a favor do mercado e promova fomento e lucratividade a uma empresa, pode estar associada à atividade de marketing.

Isso mostra que o ambiente de marketing é muito amplo e precisa gerar valor para a empresa e o cliente, pois a troca é o seu conceito central. E, para que a troca aconteça, é fundamental entender o 4Ps:

  • Produto/serviço: satisfaz uma necessidade ou desejo. E quanto mais entender o seu público, dores, anseios e desejos, seus hábitos e necessidades, maior a probabilidade de ser assertivo a ponto que o produto se venda sozinho.  
  • Preço: é a maneira com a qual o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. O mercado define o preço, mas é o cliente que define o quanto está disposto a pagar. 
  • Praça: como o produto/serviço são distribuídos no mercado, como o cliente chega até o produto/serviço, seja pelo ambiente físico ou por meios digitais.
  • Promoção: é a comunicação, os canais e a linguagem que será usada para atingir seu cliente. A estratégia para tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda as necessidade e desejos do seu público.

A estratégia de marketing tem que levar em consideração a análise do microambiente (ambiente interno da empresa, fornecedores e intermediários de marketing) e do macroambiente (formas econômicas, demográficas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais), com levantamento das forças e fraquezas.

Lembrando que a pessoa é a origem do marketing. É ela quem deve ser satisfeita em suas necessidades e desejos. Não conhecer o seu público pode deixar a comunicação genérica, inadequada e equivocada. 

 


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