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Matriz SWOT estratégica

Matriz SWOT estratégica

Dentre os conceitos essenciais do Marketing temos a análise de Matriz SWOT, que também é conhecida como FOFA. É uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

FORÇAS E FRAQUEZAS

Nessa Matriz, ao analisarmos uma empresa, as FORÇAS e as FRAQUEZAS são correspondentes ao MICROAMBIENTE dessa empresa e são variáveis passíveis de controle. Como exemplo temos o ambiente interno dessa empresa e seus departamentos, clientes, concorrentes e públicos, os fornecedores e os intermediários de marketing, que são os parceiros responsáveis não só pela distribuição, mas também pela venda dos produtos.

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

As OPORTUNIDADES e as AMEAÇAS se referem ao MACROAMBIENTE. Que são as variáveis que não podemos controlar e que podem afetar negativa ou positivamente a empresa. Podemos citar como variáveis incontroláveis:

FORÇAS DEMOGRÁFICAS: estão ligadas as características da população de uma determinada praça. Podem ser relacionadas a idade, ocupação, sexo, naturalidade entre outros.

FORÇAS ECONÔMICAS: diz respeito a fatores que podem afetar o poder de compra do cliente como, por exemplo, uma crise econômica.

FORÇAS NATURAIS: são acontecimentos ligados aos recursos naturais que podem afetar a empresa. Podem ser acontecimentos como enchentes, deslizamentos, queimadas ou até mesmo uma pandemia, como a que estamos atravessando.

FORÇAS TECNOLÓGICAS: são entendidas como o surgimento de novas tecnologias com as quais a empresa ter (ou não) conhecimento ou estar preparada para lidar. 

FORÇAS POLÍTICAS: estão relacionadas com o surgimento de novas leis, marcos e/ou normas regulatórias.

FOÇAS CULTURAIS: são as forças que afetam os valores, a percepção e os comportamentos da sociedade.

SABENDO DISSO...

é possível iniciar a construção da Matriz SWOT, onde analisamos:

S (Forças): todas as forças dessa empresa que a difere e destaca dos seus concorrentes. Pode ser a exclusividade de um produto, tecnologias, recursos, localização estratégica, como é vista pelos concorrentes ou pelos clientes etc.

W (Fraquezas): são os pontos a melhorar. Seja localização, recursos, tempo de entrega, de atendimento, falta de presença online, baixa percepção de valor pelo público entre outros pontos.

O (Oportunidades): são as oportunidades externas a empresa está preparada para aproveitar. Pode ser uma mudança de legislação que permite importação de insumos com baixa tributação ou aquisição de maquinário aproveitando do mesmo benefício.

T (Ameaças): são os acontecimentos que podem prejudicar os objetivos da empresa. Podem ser uma pandemia que fez com que as empresas e comércios paralisassem suas atividades, surgimento de novos concorrentes diretos ou indiretos etc.

 

Depois de observar detalhadamente e relacionar os pontos da Matriz SWOT, para uma melhor compreensão situacional da empresa ou pessoa, vale também, fazer os seguintes questionamentos:

  1. Quais as oportunidades não aproveitadas?
     
  2. Quais as fraquezas que podem ser melhoradas para que as oportunidades sejam melhor aproveitadas?
     
  3. Ameaças que não tem forças que as evitem.
     
  4. Quais as fraquezas que potencializam as ameaças?
     
  5. Quais as forças que contribuem para o acesso as oportunidades?
     
  6. Quais as forças que neutralizam as ameaças?

Seguindo esses passos você verá como é possível identificar pontos que antes não conseguia enxergar e, a partir deles, tomar decisões estratégias.

Marketing na Era Digital
HELTON MARTINS DE OLIVEIRA
HELTON MARTINS DE OLIVEIRA Seguir

Diretor de Arte com formação em Publicidade e Propaganda, certificação em Marketing Médico, Planejamento Estratégico e Produção de Conteúdos para Redes Sociais. Fotógrafo por hobby e, também, um ouvinte que se comunica em Libras.

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