Dentre os conceitos essenciais do Marketing temos a análise de Matriz SWOT, que também é conhecida como FOFA. É uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.
FORÇAS E FRAQUEZAS
Nessa Matriz, ao analisarmos uma empresa, as FORÇAS e as FRAQUEZAS são correspondentes ao MICROAMBIENTE dessa empresa e são variáveis passíveis de controle. Como exemplo temos o ambiente interno dessa empresa e seus departamentos, clientes, concorrentes e públicos, os fornecedores e os intermediários de marketing, que são os parceiros responsáveis não só pela distribuição, mas também pela venda dos produtos.
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
As OPORTUNIDADES e as AMEAÇAS se referem ao MACROAMBIENTE. Que são as variáveis que não podemos controlar e que podem afetar negativa ou positivamente a empresa. Podemos citar como variáveis incontroláveis:
FORÇAS DEMOGRÁFICAS: estão ligadas as características da população de uma determinada praça. Podem ser relacionadas a idade, ocupação, sexo, naturalidade entre outros.
FORÇAS ECONÔMICAS: diz respeito a fatores que podem afetar o poder de compra do cliente como, por exemplo, uma crise econômica.
FORÇAS NATURAIS: são acontecimentos ligados aos recursos naturais que podem afetar a empresa. Podem ser acontecimentos como enchentes, deslizamentos, queimadas ou até mesmo uma pandemia, como a que estamos atravessando.
FORÇAS TECNOLÓGICAS: são entendidas como o surgimento de novas tecnologias com as quais a empresa ter (ou não) conhecimento ou estar preparada para lidar.
FORÇAS POLÍTICAS: estão relacionadas com o surgimento de novas leis, marcos e/ou normas regulatórias.
FOÇAS CULTURAIS: são as forças que afetam os valores, a percepção e os comportamentos da sociedade.
SABENDO DISSO...
é possível iniciar a construção da Matriz SWOT, onde analisamos:
S (Forças): todas as forças dessa empresa que a difere e destaca dos seus concorrentes. Pode ser a exclusividade de um produto, tecnologias, recursos, localização estratégica, como é vista pelos concorrentes ou pelos clientes etc.
W (Fraquezas): são os pontos a melhorar. Seja localização, recursos, tempo de entrega, de atendimento, falta de presença online, baixa percepção de valor pelo público entre outros pontos.
O (Oportunidades): são as oportunidades externas a empresa está preparada para aproveitar. Pode ser uma mudança de legislação que permite importação de insumos com baixa tributação ou aquisição de maquinário aproveitando do mesmo benefício.
T (Ameaças): são os acontecimentos que podem prejudicar os objetivos da empresa. Podem ser uma pandemia que fez com que as empresas e comércios paralisassem suas atividades, surgimento de novos concorrentes diretos ou indiretos etc.
Depois de observar detalhadamente e relacionar os pontos da Matriz SWOT, para uma melhor compreensão situacional da empresa ou pessoa, vale também, fazer os seguintes questionamentos:
- Quais as oportunidades não aproveitadas?
- Quais as fraquezas que podem ser melhoradas para que as oportunidades sejam melhor aproveitadas?
- Ameaças que não tem forças que as evitem.
- Quais as fraquezas que potencializam as ameaças?
- Quais as forças que contribuem para o acesso as oportunidades?
- Quais as forças que neutralizam as ameaças?
Seguindo esses passos você verá como é possível identificar pontos que antes não conseguia enxergar e, a partir deles, tomar decisões estratégias.