Uma campanha de marketing passa por vários estágios e no ambiente digital é possível se orientar através de dados para analisar se as estratégias estão atingindo os resultados desejados.
Os dados são importantes para tomada de decisão, é possível por exemplo se basear nos indicadores de reputação (seguidores, likes, engajamento). Geralmente esse indicador é usado para quem está criando sua presença digital do zero.
Após certo tempo de trabalho, com campanhas bem desenvolvidas e já com resultados nos indicadores de reputação o negócio evoluir para os indicadores de comunicação (visualizações, CTR, rejeição, cliques), esse indicador valida se o cliente gosta ou não da sua marca, quantas vezes ele visitou seu site, se interagiu e executou alguma ação.
Os dados baseados em vendas (leads, vendas, conversão, faturamento) são a comprovação de que o cliente se conectou com o seu negócio, gostou do seu produto a ponto de realizar uma ação de compra.
E para fechar o ciclo temos os indicadores sustentabilidade do negócio (rentabilidade, NPS, MRR, MAU) quantos clientes estão conosco desde quando iniciamos o negócio, quantos compraram na última campanha, qual valor foi arrecadado, quantos usuários estão ativos mensalmente. É aqui que se analisa a longevidade do negócio.
Vale destacar que vendas não é o início e também não é o fim ela é uma etapa da jornada do cliente. Os indicadores são as verdadeiras bússolas ou GPS do Marketing Digital.