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Métricas Digitais para as Redes e Mídias Sociais (Marketing + Dados - Achismo = M4t3m4rk3t1ng)

Métricas Digitais para as Redes e Mídias Sociais (Marketing + Dados - Achismo = M4t3m4rk3t1ng)
Patrícia Rônel - PR.RP
jan. 13 - 7 min de leitura
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Tenho uma identificação grande com Redes Sociais x Mídias Sociais. Acredito que a temática tenha relação direta, inclusive, com a minha essência. Tentarei explicar o porquê neste artigo.

Sou filha única. Acho que por este motivo sempre fui uma pessoa extremamente falante e sociável. Tentava suprir minha solidão x solitude, me relacionando com o mundo externo ao meu. Neste sentido, me identifiquei tanto com o propósito de causa, que aderi à minha profissão. Quando descobri que poderia trabalhar os relacionamentos, no âmbito profissional, a realização parecia estar de encontro à minha essência.

Conto no artigo em que conto minha “Transformação Digital como Relações Públicas”, mas vou relembrar alguns conteúdos importantes novamente, para elucidar o meu ponto.

Sou formada em Comunicação social - Relações Públicas. Lido com o marketing, no entanto, minhas ações são centradas em pessoas, indivíduos. Relacionamentos. 

Sempre atuei nos setores da Educação, Ciência e Tecnologia. Segmentos como Siderurgia: metalurgia, materiais e mineração. Mobilidade: indústria automobilística, naval, ferroviária e aeroespacial. Criogenia e Células-tronco. Dentro de modelos de negócios com conteúdos “futurísticos”, baseados na velha economia.

Meu primeiro emprego foi com redes sociais, em 2009, atendendo clientes como a Microsoft Educação e Abril Educação. Mas a prática do mercado com redes sociais na época, era muito diferente do conhecimento e aprofundamento existente no mercado atualmente. Tanto que minha carreira se desenvolveu no ambiente offline, quando assumi cargos Sênior x Coordenação em Marketing e Eventos, departamento comercial, relacionamento com cliente e vendas.

Foi diante da Indústria 4.0, que enxerguei a oportunidade de me atualizar a respeito. Passei a me autodefinir, como "Híbrida, entusiasta pela nova economia, cultura da inovação (Indústria 4.0), millennial, digital nativa e player, rumo à Sociedade 5.0"

Como millennial, tenho um perfil versátil e mais “soft skills” (competências comportamentais, associadas às habilidades mentais e emocionais). Tenho facilidade com a visão macro, análise de cenários, gestão de projetos e eventos de grandes portes. Já as “hard skills”, aptidões técnicas e ferramentais, me acompanham no marketing digital.

Na aula de Redes Sociais, Rafael Kiso, apresentou vários conceitos interessantes, em relação à linha do tempo da História da Humanidade. Além de esclarecer pontos importantes a serem diferenciados como Redes Sociais x Mídias Sociais.

Desde quando iniciei minha curiosidade com o mundo externo (relacionamentos, tecnologia, internet, globalização, etc). Percebo muitas nuances e possibilidades, ao que tratamos até mesmo, como empreender e tal. Mas percebo que grandes plataformas, até influencers ou negócios, ganham seus seguidores, tem seus clientes, mas não trabalham em nada, suas métricas, por exemplo. Ganham em quantidade, mas não necessariamente, na qualidade. 

Eu, que vim de um universo muito “intangível”, - da comunicação - passei a ficar inquieta e incomodada com a falta de dados ou estatísticas para orientar conteúdos/ produtos/ serviços. É exatamente neste ponto em que me encontro, pois, estou em plano de desenvolvimento de carreira. 

Sou relações públicas (2012), com diversos cursos técnicos na área de tecnologia. Realizei o Programa de Imersão em Transformação Digital - Novas Tecnologias (Out/20) e Cursos técnicos em Marketing Digital pela Digital House Brasil - Coding School (Out/2019). Branding, Gestão de Mídias Sociais, Customer Success, Marketing no Instagram, CRO - Conversion Rate Optimization (Mai/2020) e Inbound Marketing (Set/2020) pela Rock Content - Rock University.

Hoje, sou Insider em Marketing na Era Digital (marketing estratégico orientado a dados). Professores/Instrutores referências do setor: Martha Gabriel e Rafael Kiso. Conclusão em julho de 2021: Insider Marketing na Era Digital

Eu admiro a visão de ambos os profissionais e a minha expectativa com o curso é entender as métricas. Acho que ambos tem uma linha de raciocínio que me fascinam, caminhando de encontro à minha visão. Quero lapidar o meu raciocínio lógico diante do perfil analítico e senso crítico que possuo. Tornar minhas metas palpáveis e tangíveis.

Neste sentido, estou colocando em prática, o conteúdo que vou aprendendo. Decidi começar a escrever um blog. (publiquei 11 artigos, até o momento). Tocando o projeto sozinha, no meu tempo. O site não está automatizado AINDA. A ideia é aplicar tudo isso aí. No caso, eu sou o meu projeto. Acaba virando portfólio, objeto de estudo, etc.

São Artigos e Publicações de eventos mercadológicos complementares, curso, capacitações de diversas áreas do conhecimento, como: Marketing na Era Digital, Tecnologia, Transformação Digital, Cultura da Inovação, Metodologia Ágil, Sociedade 5.0, Mindset Ágil, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Sustentabilidade, Boas Práticas, Transparência, Negócios e Relações Públicas. Um estilo, "bem" Patrícia Rônel Dias dos Santos, de "Ser").

Também tenho interesse nos cursos abaixo, alinhados com minhas expectativas profissionais:

Objetivo: Marketing de Performance baseado em Dados e Inteligência, considerando a cultura de inovação, novas tecnologias e transformação digital. (Orientada a métricas - KPIs - indicadores de qualidade, dados, com o intuito de alavancar o desempenho sustentável do negócio).

Acho importante compartilhar para auxiliar na análise do meu perfil, que é bastante amplo e versátil, pois não sou uma profissional "enviesada". Sempre trabalhei com projetos em todo o processo de realização: pré, durante e pós. Cuidando do início ao fim (focada na entrega e resultados).

Analiso linguagens e ecossistemas, para geração de leads qualitativos. Acredito, profundamente, que aliar às tecnologias, dentro do exercício da minha profissão como relações públicas - "RP" ou "PR" - é bastante positivo, no que se trata a automação, otimização de processos, disseminação de boas práticas, transparência, tangibilidade, experiência do usuário (UX), usabilidade e performance (melhoria contínua vitalícia).

Tenho ressoando em mim, que o segredo de uma boa campanha digital é mensurar, analisar, otimizar e mensurar outra vez. Cheguei num estágio que a Era dos Dados me fascina. Conteudista eu já sou! Agora, quero focar na parte midiática, sair da minha zona de conforto. Aprender de que maneira potencializar e catalisar ações no ambiente digital. 

Em 2020, conheci um evento chamado “Let’s Grow Conference”. Caiu no meu conhecimento graças ao algoritmo do Instagram (que apresentou um anúncio pelo meu stories). Trata-se da principal Conferência Online de Growth, Marketing e Vendas para líderes e gestores de crescimento do Brasil. 

Numa das palestras, ouvi a respeito de uma empresa que cresceu mais de 13% ao mês, em cenário de pandemia. 

“Descubra como reformular suas estratégias para continuar crescendo de forma consistente durante e após a crise.”

Growth hackers que é performar. Marketing é crescer. É uma mentalidade, não é uma ferramenta. Hacking, da maneira mais eficiente. Vender mais, com o menor custo possível. Ter a previsibilidade para gerar aumento de indicadores. Análise preditiva. Futurismo. Análise de cenários. Responsabilidade socioambiental empresarial e sustentabilidade. Melhoria contínua nos processos e resultados de marketing. Precisão em projeções. Raciocínio lógico e visão 360.

O tal Marketing + Dados - Achismo = M4t3m4rk3t1ng está fazendo meus olhos brilharem. Com atualização constante, eterna e vitalícia, já que a tratativa é dentro das plataformas de tecnologias.

 

 


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