Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mudar é preciso

Mudar é preciso
Rafael Ramirez Vieira Gonçalves
jul. 16 - 5 min de leitura
010

"Você não muda as coisas lutando contra a realidade atual. Para mudar algo é preciso construir um modelo novo que tornará o modelo atual obsoleto."  (Buckminster Fuller)

Estamos vivendo num mundo 🌍VUCA (um acrônimo que em tradução livre quer dizer Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Isso se aplica a praticamente todos os nossos momentos do dia-a-dia.⁣

Com a 🏃🏻‍♂️velocidade dos avanços tecnológicos que tem transformado praticamente tudo, viver no mundo VUCA tornou tudo mais intenso e desafiador.

Enquanto nós, profissionais seja de qual área for, precisamos nos adaptar a esse novo modelo e correr atrás de habilidades comportamentais e emocionais que nos ajudem a nos esquivar de momentos desafiadores e superar os obstáculos que nos distanciam das nossas metas pessoais e profissionais. ⁣

Por outro lado, as organizações tem o desafio maior de gestão de pessoas e negócios, visto que trabalhar com metas de longo prazo, controlar todo o processo e motivar colaboradores precisa de um novo modo de operar.⁣

E quais são as habilidades necessárias para sobreviver e lidar com tudo isso?

🔷️Flexibilidade e Adaptabilidade⁣

Ser flexível e estar aberto para as mudanças repentinas. Darwin já nos mostrava que não eram os mais fortes que sobreviviam, mas sim os que se adaptavam melhor aos diferentes cenários.

🔷️Interesse por aprender⁣

Passamos da era da informação para a era do conhecimento. É importantíssimo nessa era que vivemos você ir atrás de informações e novos conhecimentos além da sua área de atuação. Cursos online, workshops, lives, livros físicos e digitais, podcasts estão aí pra isso.

Abra a mente e consuma conteúdo de outros segmentos, não se limite apenas à sua área. Você irá se surpreender com isso, sem falar que estimula a sua criatividade e colabora para potencializar sua inteligência, pois você estimulará várias partes do cérebro. Mas não apenas consuma conteúdos, pratique-os para assim você realmente aprender.

🔷️Integração com colegas de dentro e fora da equipe⁣

Quanto mais integrada for sua equipe, maior eficiência ela terá. Não importa se estamos trabalhando de casa, ou no escritório. É importantíssimo que você faça encontros virtuais com seus colegas de trabalho, para trocar experiências e se apoiarem para se fortalecerem juntos.

Busque criar equipes multidisciplinares que consigam tomar decisões rápidas e que estejam focadas na solução e aprimoramento dos seus produtos e serviços.

E tenha sempre um objetivo claro nas suas reuniões, não faça da sua reunião aquela velha frase da internet que poderia ser um e-mail. Sabe aquele ditado: Equipe unida jamais será vencida? Pois bem coloque em prática na sua empresa. E busque por uma equipe heterogênea, com pessoas diversas que possam contribuir ainda mais com suas visões de mundo.

🔷️Mentalidade "fazedora" ou "maker"⁣

Nunca foi tão necessário foco e disciplina para atingir resultados. E como faltam esses dois elementos fundamentais nas pessoas. Principalmente nesse mundo em que somos bombardeados o tempo todo por informação e ficamos imersos e perdendo tempo em mídias sociais. Tudo isso colabora para perdermos o foco e consequentemente não ter disciplina.

Hoje em dia existem métodos que colaboram para um melhor foco e disciplina, resultando numa melhor produtividade — esse método se chama Pomodoro. Vale muito a pena procurar e ver qual aplicativo ou website você mais se adapta. Te garanto que te ajudará muito.

🔷️Resiliência (é clichê, eu sei, mas é muito importante)⁣

Resiliência é a propriedade dos corpos que voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou choque. Capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios.

Imagina que você é um papel novo e de repente por forças externas é amassado por completo. Quando estiver desamassado ainda continuará tendo uma função seja para escrever, desenhar ou o que for, só que terá marcas nele. Isso que é a resiliência na prática. 

Dessa forma, é relevante aprender constantemente, aprimorando processos o tempo todo. Analise: O que eu fiz hoje que foi bom? E o que deu errado? Tenha coragem para levantar e começar de novo quando for necessário. Reinvente-se o tempo todo. Não tenha medo de falhar. Mas se falhar, aprenda com seu erro de verdade. 

A liderança colaborativa tem papel fundamental nesse cenário que estamos vivendo. Torna-se fundamental criar um ambiente favorável para a troca de experiências, novos conhecimentos e feedbacks constantes. Para assim, motivar e engajar as equipes rumo ao resultado desejado.⁣

Mas e aí? Você está preparado para isso tudo? Apresenta todas as habilidades necessárias para o mundo VUCA? Ou está desenvolvendo cada uma? O que você considera mais desafiador?⁣


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você