[ editar artigo]

Mundo mobile e a relação com “aplicatização” do dia-a-dia

Mundo mobile e a relação com “aplicatização” do dia-a-dia

O pequeno aparelho telefônico inteligente, smartphone, agregado aos infinitos aplicativos vez o mundo mobile se tornar mais produtivo no dia-a-dia. Desde o pedido da comida até o atendimento médico estão conectados aos APP´s. No cotidiano, a forma de resolver diversos problemas está direcionada em baixar um aplicativo.  O mundo está “aplicatizado”.

O brasileiro tem em média 75 app´s instalados no smartphone. “Mensalmente utiliza 28, sendo que diariamente mulheres usam 10 e homens nove”, afirma Léo Xavier da Môre Digital Business. Essa relação “aplicatizada”, iniciada em 2010, trouxe uma experiência ao usuário de alta intolerância. Surgindo uma nova régua de exigências do usuário para soluções rápidas, eficientes e no menor tempo possível dos problemas. Um novo landscape competitivo está à frente das organizações. Por exemplo, os bancos tradicionais (off line) criaram estruturas on line e competem com fintechs.

Segundo Xavier, daqui 10 anos o mobile tem que estar no negócio da empresa além do marketing. “O protagonismo não estará mais no smart”. O desenvolvimento de produtos ou serviços terá que ter no escopo mais inteligência aliada a criatividade e a inovação.

Este novo panorama intensifica-se com a chegada da tecnologia 5G. A internet das coisas (IoT) propiciará uma Era Mais Smart onde o empoderamento  estará nas informações que vem de fora para dentro. Por exemplo, o semáforo conectado a ambulância, que por sua vez, está conectado ao hospital, que tem a previsão de chegada do paciente e monitora o estado clínico dele remotamente auxiliando a equipe.

Xavier adianta que uma das tendências será o voice commerce. Os assistentes de voz, como Alexa, Siri e Cortana serão ainda mais enraizados no cotidiano das famílias.  Ao invés de “perder tempo” digitando porque não “conversar” com a assistente de voz.

A Nova Economia implicará nas empresas, num futuro próximo, renovar os negócios, construir brand mais inteligente. A apresentar proposta de Valor combinada com tecnologia e mais criatividade serão elementos necessários para sobrevivência e o diferencial deste novo landscape. Ou vai me dizer que não faz parte dos seus sonhos, a geladeira Samsung que avisa e compra sozinha aquela cervejinha!  

Marketing na Era Digital
Regina Rodrigues de Campos
Regina Rodrigues de Campos Seguir

Jornalista, Mestre em Relações Públicas, pela USP. Professora universitária desde 1999. Nesta fase profissional aprendendo sobre o marketing digital. O objetivo é desenvolver e lançar um site de notícias e me tornar uma empreendedora.

Ler conteúdo completo
Indicados para você