Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Necessidades, desejos e demandas: programa de intercâmbio para o público adulto

Necessidades, desejos e demandas: programa de intercâmbio para o público adulto
Eduardo Brandão Ionta
out. 21 - 4 min de leitura
000

O aprendizado de um idioma no exterior, o intercâmbio estudantil, sempre foi visto como um serviço exclusivamente voltado aos jovens nos seus 18, 20 anos de idade, sendo esse um público que busca além do estudo, uma valiosa oportunidade de autodescoberta. Muitos desses jovens podem experimentar pela primeira vez na vida uma maior autonomia, conhecer culturas totalmente diferentes da sua, e claro, baladas e afins.

E já faz algumas décadas que as agências de intercâmbio atuam atendendo a essa demanda de jovens que realizam seus programas em destinos como Canadá, EUA e Irlanda. Mas devemos sempre lembrar que o mercado é dinâmico e novas oportunidades podem surgir. 

Fato é que hoje, o estudante de idioma no exterior não é exclusivamente jovem. Conforme pesquisa realizada pela “Intercâmbio & Viagem” em 2019, quase 25% dos interessados em intercâmbio tem mais de 30 anos, sendo que a proporção de maiores de 35 anos em busca de intercâmbio mais que dobrou de 2016 para 2019.

Nesse cenário, busquei ajustar o posicionamento da agência de intercâmbio Easy Languages com a especialização em atender ao público adulto, com o propósito de oferecer somente escolas com uma boa porcentagem desse público 30+ e acomodações que atendem a um perfil mais exigente.

E para desenvolver uma estratégia de Marketing, proponho daqui em diante uma análise das atribuições de necessidades, desejos e demanda desse público.

Necessidades

A famosa pirâmide de Maslow, conceito que explora as exigências humanas básicas, pode nos servir como ponto de partida para fazer essa análise.

Ao refletir na relação com intercâmbio para adultos, não consegui identificar necessidades fisiológicas. No mais, segue abaixo:

Estabilidade Profissional> necessidade de investir na capacitação profissional, no caso, o aprendizado de um novo idioma.

Comunidade> estar aberto para fazer novas amizades em um ambiente multicultural, no qual há um propósito comum de aprender o idioma.

Valorização> reforço de valorização social perante familiares, amigos e colegas de trabalho.

Experiência> a viagem em si, muitas vezes um sonho realizado, além do aprendizado do idioma no exterior, que envolve a experiência de viver de um modo similar ao nativo.

Desejos

Pode-se dividir o público adulto de intercâmbio em dois perfis:

  • Interesse prioritário no idioma: em que o desejo está em acelerar o aprendizado do idioma por pré-requisitos de matrícula em curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado no exterior.

  • Interesse prioritário turístico: em que o desejo é conhecer uma nova cultura e pessoas de preferência com faixa etária similar e o aprendizado do idioma é um hobby.

Mas mesmos esses dois perfis tem desejos em comum:

  • São mais exigentes com as escolas de idioma (ensino de qualidade, menor quantidade de brasileiros).

  • Um maior conforto na acomodação (boa localização, quarto individual, banheiro privativo e cozinha privativa).

  • Serviço one-stop-shop que engloba o programa de intercâmbio (curso + acomodação), passagem aérea, seguro viagem, além de atendimento personalizado com dicas turísticas, transporte e outros. Esse desejo de serviço centralizado provavelmente é devido a uma característica comum do público ser mais ocupado no dia a dia do que a média.

Demanda

Na agência Easy Languages, recebemos constantemente contatos de pessoas interessadas em realizar um intercâmbio, porém vemos que o desejo não é suficiente. 

Conforme mencionado acima neste texto, hoje há uma demanda crescente de adultos que buscam realizar intercâmbio. Portanto, fazemos na agência um esforço para atingir a esse público na faixa de 30, 40, 50, 60 e até 70 anos.

Hoje as pessoas vivem mais e com mais qualidade. Por isso, a experiência de viajar e estudar em determinados momentos da vida parece ser uma demanda duradoura em um mundo cada vez mais voltado a serviços e globalizado.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você