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Nem tudo é sobre vender e nem sobre engajamento

Nem tudo é sobre vender e nem sobre engajamento
Nathália Barbosa
nov. 28 - 4 min de leitura
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Calma! Vender e engajar é super importante, mas quero reforçar o que o Kiso falou na aula de Social Ads:


“A maioria das pessoas não se preocupam com a jornada. Só existe a etapa de venda e um KPI de engajamento.”


A gente quando recebe demanda de marketing de performance, na maioria das vezes vemos clientes sedentos por aumentar o faturamento.


Vamos trazer para realidade da maioria dos profissionais de marketing em ambiente digital. Aqueles que - como eu - são especialistas em atender pequenas e médias empresas, ou autônomos.


O que acontece é que esse tipo de cliente pensa só no objetivo final. Cabe a nós explicarmos que “turbinar publicações” não é fazer campanha de anúncios e que para vender ou para aumentar engajamento existe um caminho percorrido pelo usuário desde o momento em que ele é atraído.


Pense transmídia!

Pense na frequência para cada etapa da jornada de compra.



Marketing de Performance x Branding


Não esqueça de ter uma marca forte. Tendo a Jornada como espinha dorsal da estratégia. Se você é Insider e fez o curso todo, assim como eu, é muito fácil ver na memória fotográfica aquela imagem do Bumerangue.


A Jornada do Consumidor em que a experiência compartilhada é o novo estímulo que liga a etapa de descoberta. Só depois as etapas de consideração, conversão/ compra e experiência própria. Lembra?


Estratégia ABCD: attract, brand, connect, direct


Repetitivo dizer, mas a jornada não pode sair da nossa mente. Como por exemplo, quando vamos pensar nos criativos das campanhas de performance.


Temos aquela estratégia ABCD. A sigla significa:

  • ATRAIR
  • BRAND (fixar)
  • CONECT
  • DIRECT (cta)


E lembre-se de que os criativos e o conteúdo são bons para o negócio, bem como uso de CTAs específicos. CTAs genéricas tipo saiba mais funcionam menos.



Fatores que afetam a entrega na Performance


O Kiso defende na aula de Marketing de Performance quatro fatores que afetam a entrega dos anúncios.


Vamos relembrar quais são eles:


1. Segmentação

2. Lance

3. Qualidade e relevância do criativo

4. Conversão


A segmentação tem a ver com o público definido, o lance com os custos, enquanto a qualidade e relevância do criativo tem a ver com a estratégia que mencionei no tópico anterior. E a conversão como um dos principais sinais para as otimizações.



Lógica de jornada das campanhas de anúncios



Voltando a base da jornada. E tomando sempre a referência da frequência certa. Aquela régua de frequência mais baixa, ou base, ou mais alta.


A sugestão é:


  • Primeiro: público padrão no começo
  • Segundo: público semelhantes para retroalimentar a jornada
  • Terceiro: público personalizado para engajar os clientes


Dentro do mesmo público, você impulsiona uma mensagem - com criativos diferentes e segmentações de campanha para cada etapa da jornada.


Parece fácil, certo?!

Mas nem tanto. Isso tudo que falei brevemente são pontos chave aqui para lembrarmos. Ou você pode ser da gestão de tráfego e estar careca de saber. Ou você é da gestão dos projetos e precisa entender um pouco de tudo para saber conversar com o seu time de performance.


Afinal, se a intenção da marca e a decisão de compra são super relevantes para pensar estratégias de performance, você deve saber fazer as conexões certas.


Parece que nesse momento, passa um filme rápido de todos os módulos do Insider. Cada assunto com a sua devida importância num contexto mais amplo de pensar o marketing em ambiente digital e a presença de determinada marca.


Você pensa como eu? Desculpe se eu parecer sistêmica demais. 


Seguimos prontos para melhores estratégias de performance.



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