Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

NOVA ERA - Ambiente de Transformações

NOVA ERA - Ambiente de Transformações
Aline Carvalho Bassoi
out. 22 - 4 min de leitura
010

A evolução das tecnologias e sua crescente difusão em todos os aspectos do nosso cotidiano vem causando uma profunda transformação no comportamento do consumidor gerando um novo tipo de consumo, uma nova relação entre empresa e cliente e trazendo uma nova experiência para todos.

Vários são os exemplos desse avanço em nossas vidas. Há pouco mais de 10 anos nenhum de nós conhecia ferramentas como WhastApp ou Netflix e atualmente, esses aplicativos são tão presentes que mal nos lembramos de como era a vida sem eles.

Esses e muitos outros exemplos desse avanço tecnológico são capazes de aumentar nossa produtividade em diversas áreas, potencializar nossa percepção com algum tipo de limitação física, quando for esse o caso, e até mesmo alterar a maneira como percebemos as formas transformando nossa vida como um todo.

O que mais está por vir? Nós estamos preparados para isso? E nossas empresas? Como estamos nos preparando para lidar com todas essas transformações?

O isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus nos mostrou que apesar de estarmos presenciando todo esse crescimento tecnológico que vem acontecendo cada vez mais rápido, não estamos nos preparando adequadamente para enfrentarmos esse novo mundo! Gigantes do mercado empresarial viram suas ações se desvalorizarem da noite para o dia, outras tantas viram todo o seu planejamento estratégico não valer mais nada e infelizmente muitas tiveram que fechar as portas.

Mundo VUCA

A expressão “mundo VUCA” foi usada inicialmente pelo exército americano nos anos 90 para explicar o mundo no cenário pós guerra fria. Na época, eles esperavam que o desfecho da guerra fosse favorável a eles, mas perceberam rapidamente que estavam diante de um cenário imprevisível e hostil.

Assim, as estratégias que eram traçadas em um determinado momento poderiam sofrer mudanças de um dia para outro. Foi aí que surgiu o acrônimo em inglês, formado por características marcantes do momento em que vivemos e que precisam ser entendidas para serem combatidas:

  1. Volatilidade – vivenciamos novas tendências e tecnologias com muito mais agilidade, por isso é preciso se ajustar rapidamente e constantemente às novas exigências desse mercado volátil, pois tudo muda o tempo todo.
  2. Incerteza – a insegurança desse mundo volátil provoca um cenário de incerteza nas empresas, o que dificulta traçar estratégias e um planejamento.
  3. Complexidade – toda essa complexidade exige que as empresas tenham uma visão sistêmica do posicionamento do negócio no mercado e entendam quais impactos a empresa pode sofrer como reflexo de reações dos stakeholders.
  4. Ambiguidade – um mesmo acontecimento impacta de forma distinta pessoas e empresas diferentes, trazendo momentos de total vulnerabilidade a quem não está preparado.

A grande diferença entre as empresas que conseguiram se transformar rapidamente e enfrentaram o Coronavírus é que essas empresas estavam atentas a todas essas transformações e abraçaram as novas tecnologias. Nessa nova era é preciso se antecipar às inovações, acompanhando as tendências de perto, identificando oportunidades com flexibilidade e sobretudo agilidade para combater as ameaças que possam aparecer. Todos vivemos num mercado “de guerra” constante e para se ajustar a esse mundo o primeiro passo é reconhecê-lo e aceitá-lo. Não podemos cair na cilada  de tentar ter tudo sob controle, temos que aceitar que tudo isso que está acontecendo não depende de nós e nos concentrar naquilo que de fato podemos controlar reagindo de forma rápida e resiliente de acordo com cada novo desafio que nos é apresentado.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você