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O Básico Essencial em Marketing

O Básico Essencial em Marketing
Jacquelaine Alves Machado
nov. 5 - 3 min de leitura
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Adquirir conhecimentos em marketing significa ter disposição para um processo de construção que se edifica por etapas. É como pensar a construção de uma casa, cujo início é pelo alicerce. Este, deve ser sólido e de forte sustentação, porque dele, decorrem as demais decisões e caminhos para as fases mais complexas e desafiadoras da obra como um todo.

Esse pensamento fica evidente na perspectiva do “Ciclo das Trocas”, discutido na obra de Urdan e Urdan (2011). Os elementos do citado ciclo são básicos, porque enfatizam as “trocas” (base da mercadologia) e suas motivações, ou seja: necessidades e desejos. Avançando no pensamento dos autores, tem-se o que chamam de objeto das trocas que são os produtos e os serviços e a determinante da decisão: a proposta de “valor”. Esse último, componente básico do marketing também, que assume distintos contextos em se tratando de conceito de valor de indivíduo para indivíduo, para os segmentos e para os mercados nichados.

O final desse ciclo versa sobre o processo de satisfação do principal ator do processo de troca: o cliente. O status desta satisfação resulta em transação ou relacionamento e o que interessa ao marketing? A resposta é construção e manutenção de relações duradouras, clientes que advoguem pela marca. E o mais interessante nesta discussão, é que tais abordagens constituem conceitos essenciais do marketing.

O ambiente de negócios se move em torno desses componentes básicos, por mais sofisticada e inédita que seja a estratégia ou a tecnologia empregada em sua execução.  Existem perguntas a serem feitas, cujas respostas devem se transformar em balizas para a elaboração e implementação de estratégias de mercado. Dentre elas, baseada em nossa experiência de mercado e na própria academia, podemos destacar: Existe demanda? Se sim, de que tipo? Qual a expectativa do consumidor relacionada a usabilidade do produto? O que efetivamente este consumidor deseja trocar?

O plano estratégico de marketing se constrói com dados, informações e análise de cenários e comportamentos, todavia, as tarefas elementares constituem trabalho prévio, criterioso e analítico, porque quem deve se apaixonar pelo produto é o cliente e não o fornecedor! São perspectivas que deveriam ser pensadas, muito antes do investimento em recursos e uso de terminologias da moda, até porque, toda e qualquer ação de marketing torna-se efetiva a partir da mensuração de seus resultados.


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