O marketing de influência pode produzir resultados incríveis para marcas que o usam bem.
O DNA do bom Influenciador Digital é dividido entre características qualitativa e quantitativas.
Vamos começar pelos pilares qualitativos:
Tempo Certo: Tem a habilidade de criar conteúdo constantemente, nutrindo a audiência com informações quando as pessoas precisam.
Representatividade: É sinônimo de um real influenciador, aquele que consegue representar uma comunidade e ter relevância dentro de um segmento. O influenciador não precisa ter milhões de seguidores, mas precisa ser relevante dentro do nicho que se propõe a influenciar.
Especificidades: Compreende cada canal social e consegue se adequar garantindo que a mensagem seja mais bem recebida. Diz respeito ao potencial que um influenciador tem de espalhar a sua mensagem.
Transformador: Consegue transformar a audiência em uma comunidade que contribui para que sua influência continue, passando a mensagem do influenciador adiante em seu segmento. O que o influenciador diz é compartilhado, discutido, comentado?
Depois da análise qualitativa, bora entender como diferenciar um bom influenciador pela análise quantitativa:
AEP: Average Engagement per Post
AVP: Average Views per Post
Esses dois KPIs exigirão que o próprio influenciador dê acesso às informações. Para quem usa a mLabs, pode pedir um relatório dos 12 últimos posts. O influenciador que ainda não usa a mLabs eu recomendo usar para montar seu mídia kit.
RFR: Real Followers Rate
Use a ferramenta https://hypeauditor.com/ para saber a qualidade dos seus seguidores.
ER: Engagement Rate (%):
Engajamento / Seguidores / Número de Posts X 100
Engajamento é o número total de comentário + likes
Número de posts: Geralmente o mercado avalia os últimos 12 posts.
É quase impossível calcular manualmente e, se você estiver comparando vários influenciadores, pode ser muito demorado. Para fazer esse cálculo mais rápido, você pode usar uma calculadora de taxa de engajamento. Os mais populares são:
https://phlanx.com/engagement-calculator
O ER é uma boa métrica para comparar os influenciadores, mas não é uma taxa de engajamento real, já que você não tem o acesso administrativo das contas para saber outras métricas como Salvar, Compartilhar e Alcance da Conta.
Esse DNA compõe o conjunto crucial que diferencia influenciadores reais daqueles que compram seguidores falsos. Analisar esse DNA é importante para eliminar o erro de avaliar um influenciador apenas pelo número de seguidores ou pelo número de interações num post.
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