A internet tornou possível encontrar qualquer conteúdo, a qualquer momento, em qualquer lugar e, em tempo real. É possível pesquisar, ler e consumir 24 horas por dia.
Tudo se tornou alcançável e acessível. Ficou muito mais difícil processar tanta informação. Enquanto consumidores estamos permanentemente envolvidos com as marcas, através dos mais diversos dispositivos e plataformas. Esta interação e facilidade passa a fazer parte do nosso dia a dia. Vivemos a era do always on. Conectados o tempo todo.
E como diz Marc Tawin - estrategista de comunicação:
“A vida passou a estar dentro dos nossos devices e mal percebemos”.
A sociedade, o mercado e o consumidor mudaram. Mas, a essência do marketing não mudou. Marketing é marketing! E não importa se de modo tradicional, digital ou ambos, ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e desejos por meio de trocas.
O digital trouxe o dinamismo, o imediatismo, a personalização, a disponibilidade, on demand, a interação e o consumidor busca o que deseja, além de ter voz para ser mídia e gerador de mídia.
Neste contexto, o marketing na era digital, em linha com o novo cenário, deve acompanhar as transformações nos comportamentos e desejos do público, conhecer e usar a diversidade de tecnologias e plataformas para desenvolver estratégias de mercado, engajar o público e atingir os objetivos de negócio.