Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O mundo VUCA e a adaptabilidade

O mundo VUCA e a adaptabilidade
Brenda Paes Teixeira
jan. 20 - 2 min de leitura
000

Se você nasceu até os anos 90 deve lembrar como as coisas demoravam um certo tempo para mudar. As mudanças iam acontecendo aos poucos, as pessoas tinham tempo para conhecer e se adaptar. Agora isso faz parte do passado e o mundo VUCA chegou para ficar.

Essa nomenclatura já existia na década de 90, mas ela se torna cada vez mais perceptível com o passar do tempo. Os últimos anos nos mostraram como o mundo está volátil, com negócios que foram fortes por muitos anos decretando o fechamento das portas por não consegui se adaptar a nova realidade.

A incerteza é a única certeza que temos hoje, e a construção de cenários de curto prazo é o que nos ajuda a encontrar alternativas.

A complexidade se tornou parte do nosso dia a dia e a transformação digital vem fortalecendo isso ainda mais. O mundo se tornou mais ambíguo, isso é claramente perceptível na pandemia que estamos vivendo, onde negócios foram ameaçados e novos negócios surgiram.

Esse cenário é ainda mais impactante quando falamos de Amazônia, onde apesar de lutarmos muito para desenvolver a inovação e tecnologia de forma local, ainda existem gargalos ligados a adaptação das gerações, em compreender o novo mundo e buscar a melhor forma de se inserir nele.

Muitos negócios em Belém, capital do estado do Pará, por exemplo, ainda relutam com a transformação digital, acreditam que isso é uma moda que vai passar. Já outros entendem que isso significa estar nas redes sociais apenas, sem compreender seu real significado. Quando na verdade a transformação digital vem desde a incorporação na cultura do negócio e vai transpassando para o externo.

A busca pelo conhecimento deve ser constante e é nosso papel, enquanto profissional de marketing, de trazer à tona dos negócios a nova realidade e as possibilidades que o mundo VUCA pode proporcionar. Sem a adaptabilidade das gerações vamos perder as oportunidades do mundo VUCA.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você