Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O mundo VUCA nos pequenos mercados do interior

O mundo VUCA nos pequenos mercados do interior
Priscila Ganzer
out. 19 - 2 min de leitura
000

Há exatos 4 anos, durante as últimas eleições americanas, foi a primeira vez que no ambiente de trabalho conversamos sobre o Mundo VUCA e a partir daí sempre inserimos esse termo em nossas análises, mas sempre com uma visão mais macro, mundial e até mesmo em algumas vezes distante da realidade.

Então chegou 2020, marcado por uma pandemia trazendo localmente e de forma muito rápida o MUNDO VUCA, eu diria o VUCA sendo VUCA.

Essa realidade imposta, deixou os mercados praticamente de todos os setores atordoados, sem compreender nem ter uma orientação de como agir. Muitos sem o mínimo de familiaridade com novas tecnologias, formas de comunicação e presença digital.

Por outro lado, novos modelos de negócios foram desenvolvidos, processos foram repensados e arriscar foi a palavra de ordem. A única certeza é que ninguém ficou estático.

Por exemplo a empresa que fornecia carnes para restaurantes e hotéis começou a fornecer delivery para pessoas físicas e esse novo produto se consolidou no modelo de negócio da empresa.

O hostel que viu nas empanadas do café da manhã uma oportunidade de expansão de negócios, consolidando um novo empreendimento.

A pequena mercearia do bairro, que implementou um plano de comunicação que incluía uma presença digital e uma ação de relacionamento com os clientes, inexistente até então, teve crescimento de novos clientes e ticket médio.

Com isso, nosso mundo está mais VUCA do que nunca, seja nas grandes corporações ou nos pequenos negócios. Cabe agora ter agilidade e clareza para estar inserido em uma dinâmica desafiadora, mas que nos coloca em movimento para fazer parte de um grande salto evolutivo do que a gente entende como mundo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você