[ editar artigo]

O mundo VUCA nos pequenos mercados do interior

O mundo VUCA nos pequenos mercados do interior

Há exatos 4 anos, durante as últimas eleições americanas, foi a primeira vez que no ambiente de trabalho conversamos sobre o Mundo VUCA e a partir daí sempre inserimos esse termo em nossas análises, mas sempre com uma visão mais macro, mundial e até mesmo em algumas vezes distante da realidade.

Então chegou 2020, marcado por uma pandemia trazendo localmente e de forma muito rápida o MUNDO VUCA, eu diria o VUCA sendo VUCA.

Essa realidade imposta, deixou os mercados praticamente de todos os setores atordoados, sem compreender nem ter uma orientação de como agir. Muitos sem o mínimo de familiaridade com novas tecnologias, formas de comunicação e presença digital.

Por outro lado, novos modelos de negócios foram desenvolvidos, processos foram repensados e arriscar foi a palavra de ordem. A única certeza é que ninguém ficou estático.

Por exemplo a empresa que fornecia carnes para restaurantes e hotéis começou a fornecer delivery para pessoas físicas e esse novo produto se consolidou no modelo de negócio da empresa.

O hostel que viu nas empanadas do café da manhã uma oportunidade de expansão de negócios, consolidando um novo empreendimento.

A pequena mercearia do bairro, que implementou um plano de comunicação que incluía uma presença digital e uma ação de relacionamento com os clientes, inexistente até então, teve crescimento de novos clientes e ticket médio.

Com isso, nosso mundo está mais VUCA do que nunca, seja nas grandes corporações ou nos pequenos negócios. Cabe agora ter agilidade e clareza para estar inserido em uma dinâmica desafiadora, mas que nos coloca em movimento para fazer parte de um grande salto evolutivo do que a gente entende como mundo.

Marketing na Era Digital
Priscila Ganzer
Priscila Ganzer Seguir

Sou executiva de vendas, meio marqueteira, meio publicitária, meio designer, aprendiz de consultora digital, quase fotógrafa, semi atleta, e nada cozinheira.

Ler conteúdo completo
Indicados para você