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O poder do e-mail marketing

O poder do e-mail marketing
Cristina Simão Gomes de Oliveira
abr. 13 - 4 min de leitura
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O e-mail marketing apesar de ser considerado umas das principais estratégias de marketing digital, continua sendo desacreditado por muitos profissionais de marketing. Por muito tempo, email marketing foi sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens.

Só que a tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos emails, que podem chegar para as pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa. Apesar do crescimento de outros canais de marketing, sabemos na prática que o email ainda é uma ferramenta muito poderosa para direcionar usuários ao seu site, bem como manter um relacionamento com seu público. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm fortes nas estratégias, sendo considerado o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas.

Além disso, é evidente que em qualquer ação de marketing espera-se um retorno sobre a estratégia aplicada, mas vale lembrar que esse formato tem um custo muito baixo e ao mesmo tempo um ROI elevado.

Uma boa estratégia de email marketing visa alcançar usuários realmente interessados na informação, no serviço ou produto que se deseja oferecer, utilizando uma inteligência de segmentação adequada e personalizada. Contudo, é evidente que este canal também sofre desafios em termos de conversão e, principalmente, comportamento dos usuários cada vez mais adeptos de plataformas de mensagem em dispositivos móveis, principalmente o whatsapp.

Vale lembrar que a concorrência pela atenção entre as empresas tentando estabelecer contato com o destinatário é grande, e não é difícil ficar em dúvida de como fazer para se diferenciar em meio a tantas mensagens. Utilizar o email marketing requer uma estratégia bem pensada na hora de colocar em prática essa ferramenta tão influente, exigindo um planejamento organizado para desenvolver o conteúdo e não jogar fora todo o potencial oferecido por esse recurso.

Veja bem, você verifica seu email diariamente – provavelmente muito mais do que uma vez por dia. Ao visualizar sua caixa de entrada, você está sendo comunicado diretamente e em particular, o que exclui todas as distrações do feed, notificações e mensagens do Facebook, por exemplo. É só você e aquele email. Portanto, faça bom uso dessa ferramenta tão poderosa!

Então vai uma dica valiosa: a melhor estratégia a ser adotada deve funcionar como o envio de uma simples carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida. É preciso entender que o email vai muito além do que um simples disparo de mensagens. Para atingir o público certo no momento ideal, os emails devem ser categorizados e cada vez mais personalizados para cada perfil de público que você deseja impactar. Mas tome cuidado para não se tornar excessivo!

Consegue perceber a grande oportunidade que o email marketing pode trazer para o seu negócio? Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles. Planeje as campanhas de olho nas personas, execute os envios conforme as boas práticas, avalie os resultados e otimize os emails para melhorar sempre. Esse é o melhor caminho para construir uma estratégia de email marketing sólida e com bons resultados.


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