Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O QUANTO A TECNOLOGIA MOBILE IMPACTA NO SEU NEGÓCIO?

O QUANTO A TECNOLOGIA MOBILE IMPACTA NO SEU NEGÓCIO?
Vivian Kadowaki
set. 23 - 3 min de leitura
000

                A mobilidade, a interação social e a curiosidade pela novidade fazem parte de nossa essência e, satisfazendo a essas características, a tecnologia vem evoluindo. Você sabe como era feito para se dar partida em um Ford 1929? Confira abaixo o vídeo retirado do YouTube:

                                              Acesso em: 22 de setembro de 2020.

                De manivela, passando por chave codificada, botão Start & Stop, para sensor de presença. Assim vem evoluindo a tecnologia para se ligar um automóvel e nos oferecer cada vez mais comodidade. Isto falando apenas de um item do carro. Outra tecnologia muito utilizada e que potencializa nossa mobilidade é o RFID presente nas tags que liberam as cancelas quando passamos pelos pedágios.

                Repare que com a evolução da tecnologia, desde o surgimento do primeiro automóvel, também evoluímos como sociedade. Se antes havia o sonho de completar 18 anos para se ter uma CNH e um carro próprio, hoje o sonho dos mais jovens é a experiência e a transformação que o deslocamento do automóvel pode oferecer. Assim, não é mais primordial o fato de ter ou não uma CNH, ou um carro próprio. O mesmo ocorre com nossa interação perante demais tecnologias.

                A telefonia é outro setor onde podemos ver de forma bem clara esta evolução. Se antes era preciso ligar para centrais telefônicas para se completar uma chamada, hoje temos a nossa disposição uma infinidade de aplicativos em nossos ‘smartphones’. Além da função primária, que é realizar uma ligação, temos muitos outros serviços em tempo real que nos permitem sermos cada vez mais onipresentes e oniscientes. Isto que ainda estamos na fase do BYOD, Bring Your Own Device ou, em português, traga o seu próprio dispositivo. Mas gradualmente estamos entrando na fase do WYOD, Wear Your Own Device ou, em português, vista o seu próprio dispositivo, e esta ubiquidade tende a aumentar.

                E com a tecnologia 5G possibilitando a Internet das Coisas (IoT – Internet of Thing) tantos outros serviços estarão conectados de tal forma que o ‘smartphone’ passará a ser um dispositivo de menor relevância. Afinal, além dos dispositivos eletrônicos, teremos a rede de energia elétrica, casas, carros e muitas coisas mais conectadas. Com mais elementos conectados e o Big Data como ponto central para gerenciamento da informação, teremos a oportunidade de melhorar ainda mais nossa comunicação e nossos negócios como também economizar recursos, tão essenciais e valiosos para nossa sobrevivência.

                Sabendo do mundo mais conectado que nos espera, vale a pena nos perguntar hoje o quanto a tecnologia mobile tem impactado em nossos negócios e o que podemos fazer para acompanhar esta evolução. Aplicativos móveis, NFC, Bluetooth, GPS, entre outros. Quais tecnologias mobile de fato fazemos uso? E qual a transformação elas têm refletido em nossas vidas?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você