Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é e para que serve o marketing digital?

O que é e para que serve o marketing digital?
Stephânia da Silva de Paula e Souza
jan. 29 - 4 min de leitura
000

Você acredita de marketing digital é ter sua marca presente nas redes sociais?  Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre empresários. A maioria dos clientes procuram as agências querendo ações nas redes sociais e pensam que isso é marketing digital.

De acordo com o Rafael Kiso, marketing digital não existe o que temos é marketing em ambiente digital.

Essa vertente do marketing foi denominada de marketing digital e se tornou a responsável pela transformação na forma como as marcas se comunicam com sua audiência. De modo geral, o marketing digital consiste em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet (o que inclui os dispositivos móveis).

Uma das maiores vantagens do marketing no ambiente digital é a possibilidade de promover marcas, produtos e serviços de forma rápida e personalizada. Ou seja, ele reúne atividades que buscam atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento próximo e, assim, estabelecer uma identidade de destaque no mercado.

Philip Kotler — que é considerado o pai do marketing — diz que marketing “é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Como se trata de um processo social, o marketing depende dessa interação entre pessoas dentro de um determinado contexto. E isso inclui fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos e outros que influenciam a compra ou a venda de um produto ou serviço.

A internet é, hoje, a maior fonte de informação do mundo. Por isso, o marketing no ambiente digital é atualmente a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação. Essa posição representa um grande desafio para o marketing no ambiente digital: afinal, ele deve entregar a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa.

Para tornar isso possível, é essencial, então, ter profissionais qualificados e ferramentas adequadas para torná-lo realmente efetivo. Só assim pode-se aproveitar suas vantagens e obter retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas on-line.

Com as técnicas do marketing no ambiente digital é possível otimizar websites, criar conteúdos relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e assim por diante. Nesses canais digitais, as empresas se relacionam com clientes e potenciais clientes. E tudo isso leva, naturalmente, ao aumento do volume de vendas e fortalecimento da marca.

Veja algumas vantagens do marketing no ambiente digital:.

  • Os consumidores buscam a informação
  • A mensagem é segmentada e personalizada
  • Está disponível para quem quiser
  • Permite interação frequente
  • Tem espaços acessíveis e dinâmicos
  • É possível mensurar
  • Tem uma eficiência muito alta
  • As análises podem ser imediatas
  • O aprendizado é contínuo e o custo de produção é acessível.

Cada vez mais, a experiência do usuário é um fundamental para o sucesso das estratégias de marketing. A possibilidade de interação permite que a comunicação entre marcas e clientes seja bilateral, o que ajuda a criar uma relação de confiança. Com isso o marketing no ambiente digital quebra barreiras e objeções ao transmitir confiança ao consumidor.

Em resumo, estratégias de o marketing, quando realizadas por profissionais capacitados, com as ferramentas adequadas podem trazer grandes lucros para uma empresa. Para isso, entretanto, deve ser executado de forma séria, e com os processos e as metodologias mais adequados para cada caso.

 

Stephânia S.P.Souza

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você