O que é UX Writer é uma das perguntas que muitos fazem, mas poucos conseguem dar uma definição simples e direta. Essa é uma área que tem sido bastante explorada por tratar de textos que envolvem a navegação entre o usuário e o produto tecnológico.
Vale ressaltar que a abreviação UX, nada mais é que "User Experience". No bom e velho português é a "Experiência do Usuário".
No caso, tornar o texto o mais conciso para quem vai ler entendê-lo e poder realizar as operações no mínimo esforço e gasto tempo.
Para ser mais específico sobre o que é UX Writer é só olhar para qualquer aplicativo do seu celular. O texto que você lê ao acessá-lo é a interação com o software que vai dar as informações as quais foram pedidas pelos usuários.
Acima de tudo, é apenas a arte da escrita como qualquer outra. Consequentemente, faça algo prático para a definição do que é UX Writer. Atente-se a criar algo de fácil entendimento.
Isso deve tranquilizar a experiência de qualquer usuário, ainda mais os produtos tecnológicos atuais. Todos nós queremos rapidez no processamento das informações.
Portanto, os textos devem ser curtos e que atendam a todos os usuários de maneira uniforme.
Como se trata de produtos tecnológicos, o UX Writer tem um vasto campo em empresas que constroem softwares. Olhem de novo nós falamos de aplicativos para celulares.
Mais do que isso, olhe ao redor da sua casa. O profissional de UX Writer é fundamental na criação de conteúdos para SmarTVs, games, relógios interativos, computadores e muito mais.
Enfim, são muitos campos, inclusive em estratégias de Marketing Digital.
Por ser uma escrita que "conversa" com softwares, quem tem a habilidade de UX Writer trabalha em conjunto com os criadores da arquitetura da informação.
Esses dois profissionais precisam elaborar um design que seja acessado por diferentes usuários sem complicações. A receita é básica.
Eles têm que pensar com a cabeça dos usuários, não com o que eles acham ser o mais ideal para oferecer a experiência para o usuário.
Como a copy do UX Writer se diferencia de outros textos
Como exposto acima, a copy do UX Writer não tem diferença em relação ao que é produzido em outros textos. A essência é a mesma. Direcionar os esforços de entendimento para o público-alvo que propicie um entendimento ao navegar pelas mais variáveis plataformas.
Há um ponto que vale a pena notar é que, muitas vezes, os softwares são feitos em outras línguas. Quantos e quantos aplicativos, só para ficar no exemplo mais claro, os textos são em inglês.
Portanto, aí que entra a copy UX Writer para fazer a tradução para a linguagem tradicional. Não só isso, esse profissional tem que saber muito bem quais são as barreiras linguísticas e fazer as adequações necessárias.
Além disso, é necessário utilizar os termos mais conhecidos e a cultura por trás da construção daquele programa.
Vejamos mais um ponto de suma importância. Vou introduzir aqui um outro sinônimo para UX Writing, que é o Microcopy., que para o português é o Microtexto.
Por ter um espaço bem reduzido, o poder de síntese tem que beirar a perfeição. Geralmente são poucos caracteres para colocar informações importantes.
Quem é usuário desde os primórdios do Twitter, o famoso microblog, sabe o quanto resumir uma ideia em pouquíssimo espaço é uma tarefa complicada, mas divertida para quem tem talento para a escrita.
Há uma outra confusão quando ao conceito e muitos atribuem uma semelhança com o UX Writer com o Copywriter.
Primeiro, ambos podem tratar de facilitar a experiência do usuário. Porém, no caso do UX Writer, o objetivo é tornar o entendimento melhor, com soluções que facilitam para que o software funcione sem sustos.
Segundo, o Copywriter, como muitos estão mais familiarizados por ser fundamental no Marketing Digital, o objetivo é usar técnicas de escrita persuasiva que ajude a persona a tomar uma decisão de compra.
Além disso, seja como Copywriter ou UX Writer, é recomendado os cuidados com a Língua Portuguesa.
Saiba como se tornar um UX writer
A resposta mais óbvia para quem pretende se aprofundar no UX Writing é gostar de escrever e saber como fazer bom uso da Língua Portuguesa.
O UX Writer não vai trabalhar sozinho jamais. Suas atividades e processos dependem de trocas com outros profissionais e outras áreas. Isso não importa o tamanho da companhia ou o projeto.
Nessa esteira, sempre busque a atualização em cursos ou em trocas de experiência com outros profissionais. Creio que nada de diferente do que seja para qualquer profissão na atualidade.
Para esclarecer, faça uma jornada de sabedoria sobre aquilo que você é capaz. Há pessoas que são UX Designers e se especializam em UX Writer. O caminho inverso também é possível.
Com essas duas combinações é possível trafegar nas duas áreas.
Além disso, quem tem como ganha pão a escrita, sabe que são muitos períodos de intensa produção, mas há momentos que a cabeça não consegue ir além da próxima linha.
Portanto, é nessa hora que você precisa de refresco, de aquietar a mente e buscar alternativas para retomar o trabalho. É se motivar constantemente para não deixar o barco naufragar.
Entenda o valor do microtexto
Faz parte do nosso cotidiano a interação com os microtextos. Portanto, isso veio para ficar e não há como fugir. É uma ótima oportunidade para uma carreira.
Enquanto eu escrevo esse texto, a plataforma indica em botões ações curtas para orientar a formatação ou a melhoria a ser executada no trabalho.
Os microtextos são dispostos para facilitar a tomada de uma decisão, dar um posicionamento e nos fazer sentir seguros de que o processo vai ser feito.
Portanto, é fundamental para antecipar ações, chamar a atenção do usuário para o caminho, certo ou errado, está sendo feito ao usar, por exemplo, um aplicativo do seu banco.
Consequentemente, Isso se chama confiabilidade. A partir de agora, tente prestar mais atenção aos comandos que o seu aplicativo do internet banking está comunicando. É o exemplo puro dos benefícios dos microtextos.
A evidente emoção do UX writer
Portanto, há por trás disso, principalmente quando se fala em segurança, que o microtexto proporciona um ganho emocional. A satisfação de a tarefa ter sido bem executada.
De novo entra o papel do UX Writer e da forma como ele se coloca na posição do usuário. É óbvio, ninguém quer passar apuros no cara a cara com a plataforma tecnológica.
Dessa maneira, o profissional tem que transmitir, com o seu trabalho, que a pessoa vai ganhar pontos ao conferir uma usabilidade tranquila.
Além disso, a utilização cada vez mais frequente da Inteligência Artificial, as empresas perceberam que as experiências podem ser personalizadas.
Acima de tudo, os microtextos são reflexo daquilo que o usuário mais digita. É só notar como fazem os aplicativos de mensagens, que nos dão as opções do que pode ser escrito a seguir.
Lição básica para as microcopys
Mais importante, como profissional de escrita persuasiva, eu chamo a atenção para que esse artigo não é apenas uma introdução bem básica do que significa ser um UX Writer.
Portanto, de uma maneira genérica, para quem trabalha com a produção de microtextos ou vai se especializar nesta promissora carreira, vale muito a pena.
Então, nada melhor do que a prática. Saiba que o seu trabalho é importantíssimo tanto na experiência do usuário quanto no crescimento do produto que está sendo oferecido.
Dessa maneira, procure traçar um plano bem cuidadoso do que vai ser dito. Em outras palavras, os usuários querem total segurança ao expor, por exemplo, os seus dados.
Além disso, esteja preparado para ajudar. Lembre-se sempre da "User Experience" ou "Experiência do Usuário".
Enquanto isso, os usuários precisam estar inseridos em um contexto para agir de maneira correta.