A análise SWOT é um pedacinho daquilo que é abordado dentro do ambiente de marketing. Sim, é isso mesmo, essa análise é uma parte do marketing.
Mas o que é a análise SWOT?
A análise SWOT, traduzida como F.O.F.A para o português, é um conceito criado nos anos 60 que nos mostra as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que influenciam as empresas e seus produtos. E sim, podemos dizer que ela é uma ferramenta básica de qualquer planejamento estratégico que será criado para cada produto.
Por que as empresas precisam fazer uma análise SWOT de seu negócio?
Como explicado no item anterior, a análise demonstra aspectos importantes sobre um negócio e seu produto. Antes de começar uma empresa, é preciso reconhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças tanto interno (da própria empresa) quanto externo (o mercado/segmento) para que o negócio cresça e abocanhe sua merecida parte do mercado.
Depois de ter esses dados na mão, é possível então estabelecer os principais objetivos e desenvolver um planejamento estratégico.
O que significa cada letra da SWOT?
Cada sigla tem uma característica que, ao ser conhecida e reconhecida, ajudará em cada etapa que a empresa e seus produtos enfrentarão no mercado.
Força:
A força nada mais é do que os diferenciais da empresa e seu projeto em relação aos concorrentes. Aqui também é necessário analisar os processos internos. Afinal, eles podem afetar diretamente seus produtos e, consequentemente, seu público-alvo.
As perguntas que podem ser feitas para facilitar o pontapé inicial são:
- Qual é o grande diferencial?
- Qual é a melhor qualidade e que é reconhecida pelos consumidores?
- O que a empresa faz de melhor?
Fraquezas:
Essa sigla é o contrário da força mencionada no item anterior. Aqui é preciso analisar as desvantagens da empresa e dos produtos em comparação com os concorrentes. Nesse ponto entra tudo, inclusive as deficiências internas da empresa.
As perguntas que ajudarão nessa etapa:
- No que a concorrência é melhor do que a empresa?
- Quais são os problemas nos processos internos?
- A empresa tem tudo necessário para crescer e se desenvolver?
- Quais são os defeitos que o público está apontando?
Oportunidades:
Em oportunidades e ameaças, não é olhado para a empresa em si, mas para o mercado em geral. Elas são definidas de acordo com os macro e microambientes.
O que isso significa? Que nenhuma empresa controla os acontecimentos, porém, é possível aproveitá-los ao máximo quando a oportunidade chega. Eventos, notícias de agregam positivamente a empresa entre outros pontos se encaixam nessa sigla.
Não é possível prever as oportunidades, porém, é possível enxergar algumas delas:
- Existe alguma oportunidade em eventos que poderia beneficiar as vendas?
- Saiu alguma notícia na mídia, sejam elas redes sociais ou jornais, que possam ter conexão com o produto que a empresa comercializa?
Ameaças:
As ameaças nada mais são do que pontos externos, acontecimentos ou situações que podem prejudicar de alguma forma a empresa e seus produtos. Um bom exemplo atrelado ao que vivemos atualmente no mundo todo é a pandemia prejudicando fortemente as cidades que têm como principal renda o turismo. Assim como a pandemia do coronavírus, tempestades, furacões entre outras catástrofes afetam diretamente a economia das cidades.
Outro exemplo, a alta do dólar prejudicou diretamente os comerciantes que importavam produtos estrangeiros para revender no país.
Algumas perguntas que podem ser feitas para auxiliar a enxergar as ameaças:
- Quais situações existentes hoje no mundo podem afetar a empresa?
- Mudanças em leis, taxas, câmbios afetam meu negócio de qual forma?
Conclusão:
A análise SWOT é uma ferramenta simples de se usar e que faz toda a diferença em qualquer negócio. Quanto maior o número de informações preenchidas em cada etapa, mais conhecimento é adquirido para criar estratégias de marketing.