Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os Brasucas no topo do podcast

Os Brasucas no topo do podcast
Jackeline Menezzes
jan. 22 - 3 min de leitura
000

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Um passadinha pela história - Serviços promissores começaram a partir de 2004, o podcast — conceito atribuído ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts. A palavra podcast é junção de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast (radiodifusão). Na década de 1980, muito antes de a internet invadir a vida das pessoas, já existia nos Estados Unidos o serviço chamado RCS (Radio Computing Services). Basicamente, ele fornecia software de música e conversação para emissoras de rádio, no formato MIDI. Era um serviço restrito, que, se não permitia que qualquer pessoa criasse e distribuísse seu conteúdo em áudio, inovava por colocar a mídia auditiva no formato digital.

           Carl Malamud - Ele fundou o Internet Multicasting Service.

Foi usando o mesmo princípio de áudio em arquivos digitais que, em 1993, o profissional de tecnologia americano Carl Malamud criou um talk show inovador. Batizado de, “o programa de entrevistas não era distribuído por rádio”, mas em arquivos de computador. Era preciso instalar o arquivo num PC e arrumar um jeito de ouvi-lo apesar da pouca tecnologia disponível na época.

O primeiro podcast nacional, o Digital Minds (descontinuado) foi criado em 21 de outubro do mesmo ano por Danilo Medeiros.

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser.
E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet.

Existem mais de 2 mil programas ativos no País, que já foram ouvidos por 50 milhões de brasileiros


O que é um Podcast?

Um podcast nada mais é do que um programa de rádio gravado e que o ouvinte pode escutar quando quiser. Além disso, para ouvi-lo você não precisa sintonizar uma emissora: basta acessar um serviço de streaming, um site específico ou fazer o download do arquivo digital.

“De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts no país. Uma análise desse mercado foi feita em pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência: cerca de 40% da população de internet do Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Portanto, há bastante espaço para que esse conteúdo, bastante qualificado, cresça nos próximos anos. No ano passado, a Spotify Brasil divulgou uma pesquisa sobre o consumo de podcasts no mundo, e classificou o Brasil como “o país do podcast”, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.”

 

Referências:
ASSIS, P.; SALES FILHO, E. [Metacast] 14 - O podcast é mais que um MP3. In: Metacast. 1 jul. 2009a.
https://bit.ly/3qrYc3F - https://trendings.com.br
Associação Brasileira de Podcasters (ABPod)

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você