Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Planejamento de marketing no ambiente digital

Planejamento de marketing no ambiente digital
Raquel Paula Daneluz
abr. 9 - 3 min de leitura
000

O plano de marketing é um instrumento fundamental, afinal para qualquer ação de marketing, você vai precisar fazer um, e ele se divide em duas partes:

Na parte estratégica é feita uma análise da situação e das oportunidades do mercado, isto vai tornar possível determinar as estratégias a serem desenvolvidas. 

Na parte tática se refere às ações a serem executadas em decorrências das estratégias determinadas, como precificação, escolha de canais, contratação de fornecedores para executar as ações.

A etapa de análise estratégica do plano de marketing transcorre em 7 passos: 

  1. Introdução: que na verdade é um resumo do plano onde apresenta, de uma maneira geral, qual é a atuação da empresa no mercado, o que ela faz, quais produtos/serviços oferece, a realidade do mercado e quais são os objetivos das ações que serão tomadas.
  2. Análise do macroambiente: é a análise do ambiente, fatores que não controlamos, como por exemplo: pandemia, fatores naturais de clima, mudanças de tecnologia, mas que podem nos afetar. É preciso analisar o quanto isto está mudando e como isto pode ou não favorecer o nosso negócio.
  3. Análise do microambiente (mercado, concorrência e público-alvo): aqui é necessário entender como está o mercado, levantar dados sobre ele, sobre a concorrência e conhecer melhor o seu público-alvo.
  4. Análise do ambiente interno/produto: este é o momento da auto análise, quem eu sou? Qual é realmente o meu valor? Quais são os meus produtos? Quais são as características deles? O que temos para dar e o que o outro deseja? É necessário entender a estratégia atual, para saber o que eu devo modificar para melhorá-la.
  5. Matriz SWOT: para identificar oportunidades e riscos, com os dados levantados do macro e do microambiente e a auto análise, identificamos quais são as forças e fraquezas que temos e quais são ameaças e oportunidades que vem do ambiente.
  6. Objetivos e metas de marketing: ao determinar seus objetivos de marketing é necessário incluir metas quantificáveis no tempo, o que você consegue fazer, em quanto tempo. Crescer 10% em 1 ano é bem diferente de 10% em 10 anos.
  7. Estratégia de marketing 4Ps: esta é a hora de fazer a estratégia dos 4 Ps, (produto, preço, praça e promoção). Após determinar a estratégia dos 4 Ps, é preciso agir, então a partir do próximo passo são desenvolvidas as ações táticas-operacionais específicas de marketing:
  8. Plano de ação: ele determina como a estratégia será operacionalizada, executada. Toda a estratégia dos 4 Ps, para cada item, é preciso definir o que deve ser feito para realizar a execução e quem será o responsável. Caso todos os itens sejam passíveis de execução, você pode passar para a etapa de orçamento e cronograma, caso contrário o plano deve ser revisado e ajustado.
  9. Orçamentos e cronogramas: é preciso listar os itens que precisam ser desenvolvidos,  quanto tempo demora e quanto custará. Só depois disto ajustado, poderá ser implementado.
  10. Avaliação e controle: depois de implementado, você vai avaliar o que deu certo, o que deu errado, o que poderia ser melhorado e então… vai começar tudo outra vez.

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você