O plano de marketing é um instrumento fundamental, afinal para qualquer ação de marketing, você vai precisar fazer um, e ele se divide em duas partes:
Na parte estratégica é feita uma análise da situação e das oportunidades do mercado, isto vai tornar possível determinar as estratégias a serem desenvolvidas.
Na parte tática se refere às ações a serem executadas em decorrências das estratégias determinadas, como precificação, escolha de canais, contratação de fornecedores para executar as ações.
A etapa de análise estratégica do plano de marketing transcorre em 7 passos:
- Introdução: que na verdade é um resumo do plano onde apresenta, de uma maneira geral, qual é a atuação da empresa no mercado, o que ela faz, quais produtos/serviços oferece, a realidade do mercado e quais são os objetivos das ações que serão tomadas.
- Análise do macroambiente: é a análise do ambiente, fatores que não controlamos, como por exemplo: pandemia, fatores naturais de clima, mudanças de tecnologia, mas que podem nos afetar. É preciso analisar o quanto isto está mudando e como isto pode ou não favorecer o nosso negócio.
- Análise do microambiente (mercado, concorrência e público-alvo): aqui é necessário entender como está o mercado, levantar dados sobre ele, sobre a concorrência e conhecer melhor o seu público-alvo.
- Análise do ambiente interno/produto: este é o momento da auto análise, quem eu sou? Qual é realmente o meu valor? Quais são os meus produtos? Quais são as características deles? O que temos para dar e o que o outro deseja? É necessário entender a estratégia atual, para saber o que eu devo modificar para melhorá-la.
- Matriz SWOT: para identificar oportunidades e riscos, com os dados levantados do macro e do microambiente e a auto análise, identificamos quais são as forças e fraquezas que temos e quais são ameaças e oportunidades que vem do ambiente.
- Objetivos e metas de marketing: ao determinar seus objetivos de marketing é necessário incluir metas quantificáveis no tempo, o que você consegue fazer, em quanto tempo. Crescer 10% em 1 ano é bem diferente de 10% em 10 anos.
- Estratégia de marketing 4Ps: esta é a hora de fazer a estratégia dos 4 Ps, (produto, preço, praça e promoção). Após determinar a estratégia dos 4 Ps, é preciso agir, então a partir do próximo passo são desenvolvidas as ações táticas-operacionais específicas de marketing:
- Plano de ação: ele determina como a estratégia será operacionalizada, executada. Toda a estratégia dos 4 Ps, para cada item, é preciso definir o que deve ser feito para realizar a execução e quem será o responsável. Caso todos os itens sejam passíveis de execução, você pode passar para a etapa de orçamento e cronograma, caso contrário o plano deve ser revisado e ajustado.
- Orçamentos e cronogramas: é preciso listar os itens que precisam ser desenvolvidos, quanto tempo demora e quanto custará. Só depois disto ajustado, poderá ser implementado.
- Avaliação e controle: depois de implementado, você vai avaliar o que deu certo, o que deu errado, o que poderia ser melhorado e então… vai começar tudo outra vez.