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Plano de Marketing e o Sucesso das Organizações

Plano de Marketing e o Sucesso das Organizações
Cristina Simão Gomes de Oliveira
mai. 26 - 4 min de leitura
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Estamos inseridos em um mundo globalizado onde as mudanças, as evoluções e as variações do mercado acontecem de uma forma que nem se quer percebemos. Com isso, o marketing tem se tornado um dos departamentos mais estratégicos das empresas, ainda mais quando se consegue trabalhar junto com o departamento de vendas, aliando comunicação à área comercial do negócio.

Adotar um planejamento de marketing, é fundamental para quem deseja alcançar resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas. Afinal, um planejamento estratégico de marketing facilita a definir diretrizes e ajuda no cumprimento de tarefas de acordo com os seus prazos, a fim de alcançar os objetivos organizacionais.

Independente do tamanho ou do tipo do negócio, o plano pode ter um alcance anual, semestral ou ser mais dinâmico, de acordo com o segmento e as tendências identificadas na análise de mercado realizada. As variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing propostos por Philip Kotler: produto, preço, praça e promoção.

Portanto para que uma área de marketing consiga realizar um trabalho que traga bons resultados, é essencial ter como base um planejamento de marketing com metas e objetivos claros. Ele atua como uma bússola, apontando o caminho a seguir para o sucesso da organização. Só fazer o planejamento não adianta, é preciso colocá-lo em prática ou redesenhá-lo quando necessário e de acordo com as estratégias de negócio da empresa.

Um bom plano de marketing pode trazer muitos benefícios ao negócio:

  • Auxilia a atingir objetivos focados no mercado e ao público interno.
  • Orienta decisões importantes que a empresa precisará tomar para alcançar o planejamento estratégico.
  • Ajuda a enxergar a concorrência, as ameaças e oportunidades em relação a outras empresas, bem como os pontos fortes e fracos internos.
  • Permite uma melhor coordenação das campanhas, ajuda todo o time de marketing a enxergar suas funções, deveres, prazos e entregas.
  • Outro benefício fundamental é a possibilidade de um planejamento em longo prazo. Assim, é possível ter a oportunidade de antever desvios no caminho e se preparar para lidar com suas consequências.
  • Além disso, o olhar estratégico facilita tomadas de decisão mais eficazes e lucrativas.

Por meio das pesquisas e da compreensão profunda sobre o ambiente de negócios e do consumidor, o setor de marketing consegue oferecer uma série de dados e de ações estratégicas que ajudam no direcionamento correto da empresa em relação ao mercado.

E, levando em conta o cenário atual cada vez mais competitivo e relacionado às características do consumidor 4.0. diante da aceleração digital, a importância do marketing se torna ainda mais extrema. Afinal, se não houver uma preocupação com esse setor dificilmente a marca conseguirá se comunicar adequadamente com todos os seus públicos de interesse e a empresa não ofertará um produto ou serviço que esteja condizente com as exigências e necessidades dos seus consumidores.

Vale ressaltar que embora alguns mercados sejam mais dinâmicos do que outros e alguns empreendedores mais ousados, não se deve fugir da tarefa de elaborar o plano de marketing. O desenvolvimento do plano, com data de início, meio e fim, obriga a empresa a realizar o processo de planejamento. Esse processo, do qual resulta o plano de marketing, ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas. O planejamento beneficia a empresa por ajudar os seus dirigentes e funcionários a estabelecer prioridades sobre como investir seus recursos. Portanto, estipular ações estratégicas e documentá-las é fundamental para que um negócio possa prosperar.


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