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Plano de Marketing Escolar

Plano de Marketing Escolar

Eu adoro aquela frase: “Eu tenho um plano”. E as pessoas que reproduzem essa frase sabem bem o significado dela: Ação! Por esse motivo, dentro da minha área de consultoria, pensando em colaborar com as estratégias de marketing escolar e as ações diárias de gestores de todo o país, compartilho aqui um plano de marketing adaptado para a área educacional por meio de perguntas e reflexões:

1. Introdução:

Qual é a história da sua escola? Quais são as suas conquistas? Quais são os seus valores? Qual é a razão da sua existência? Onde você quer chegar?

2. Análise do ambiente (macro-ambiente)

Qual é o cenário da educação hoje? Quais são as dificuldades? Existe algum impacto econômico, social e cultural? Como está a sua escola neste cenário de pandemia ou pós pandemia? Quais são os desafios tecnológicos da sua escola?E os desafios emocionais?

3. Mercado

Qual é o meu número de alunos hoje por nível de ensino? Qual é a minha meta de conquista de novos alunos e de fidelização? Qual é o meu histórico de crescimento? Quais foram os meus números na pandemia? Quais aprendizados? Qual é a minha participação no mercado hoje?

4. Público-alvo

No caso da escola ela precisa focar em dois públicos principais: Pais e Alunos.

Quem é? O que quer? Onde mora? Quais locais frequenta? Quais as suas motivações de compra? O que prioriza na educação?

5. Concorrência

Quem são os principais concorrentes? (Defina três no máximo). 

Conheça bem os seus concorrentes. Qual é a participação de mercado de cada um por segmento? Como cada concorrente se posiciona? Quais são as percepções dos seus clientes sobre os concorrentes? Quais são os pontos fortes e fracos dos seus clientes?

6. Análise do nosso serviço (escola)

Estratégia atual? Meu foco é maior na conquista de novos alunos ou na fidelização? Como pais e alunos enxergam a minha escola? 

Avaliação do portfólio de produtos e serviços.

Análise de preço X produtos e serviços ofertados

Oportunidades no cenário educacional. Visualização de relatórios de tendências na área educacional. Novos produtos e serviços educacionais

Pesquisa de satisfação.

Análise da comunicação. Verificação de todos os canais off e on.

7. Identificação de oportunidades e riscos (SWOT)

Exercício prático da análise SWOT.

Quais são as forças da minha escola? O que ela faz de melhor? O que a diferencia da concorrência? Quais são as nossas fraquezas? Em qual área precisamos melhorar? Existem reclamações persistentes? Existem oportunidades no mercado? Novas fontes de receita? 

Quais são as ameaças do mercado atual (considerando um cenário pós-pandemia)? Tecnologia? Socioemocional?

8.  Objetivos de marketing

Quantos alunos eu quero ter por nível de ensino? Qual a minha meta ideal para a fidelização? Como estão os meus números de inadimplência? Preciso reduzir? Quais são os meus índices de satisfação sobre o meu serviço? Preciso aumentar a exposição da minha marca? Tem algum serviço que preciso divulgar mais?

Os meus canais de comunicação funcionam? Precisam de alguma ação diferenciada?

9. Estratégias

A partir da análise de todos os dados acima será possível desenhar uma estratégia considerando:

- Produto (no caso da escola, consideramos um serviço)

- Preço (custo X benefício, análise do valor praticado X concorrência)

- Praça (localização, identificação pela comunidade)

- Promoção (ações de comunicação em todos os canais)

10. Plano de Ação

Criação de uma equipe de matrículas.

O que será feito? Escreva os objetivos a serem alcançados. Precisa ficar claro para todos os gestores e colaboradores.

Liste as ações e atividades a serem executadas. Divida as tarefas, defina em conjunto com a equipe de matrículas.

Faça um cronograma para a execução de cada ação.

Descreva os objetivos de cada ação a ser implementada.

Pontue os riscos previstos.

Defina um modelo de acompanhamento das ações (dia, semana, mês).

Marque uma data para reavaliar o plano e discutir mudanças de rota.

Não perca de vista os seus objetivos.

Seguindo esses dez passos é possível estruturar um plano de ação para a escola e focar nos resultados positivos.

Marketing na Era Digital
Priscila Padilha
Priscila Padilha Seguir

Jornalista de formação, pós-graduada em marketing e especialista em marketing escolar. São mais de 22 anos de atuação nas áreas de marketing, comunicação e de relacionamento com clientes.

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