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Plataformas de Busca: A Relevância Prática do SEO (Search Engine Optimization)

Plataformas de Busca: A Relevância Prática do SEO (Search Engine Optimization)
Patrícia Rônel - PR.RP
mar. 2 - 5 min de leitura
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A aula desta semana contou com a participação do Felipe Bazon, bastante conhecido no mercado brasileiro por otimizar páginas, realizando auditorias técnicas de SEO. Foi analista SEO Junior, Gerente de SEO, Consultor de SEO e, atualmente, é CSO - Chief SEO Officer.

A citação a seguir resume o que são os sites de busca:

 “Um site de busca é um tipo de sistema online encarregado de pesquisar arquivos armazenados em servidores da Internet. Os exemplos mais conhecidos são os responsáveis por buscas gerais, como Google e Bing, mas existem muitos outros no mercado.”

Atualmente, tenho dedicado minhas horas de estudos para a Imersão Insider em Marketing Digital, leituras complementares do livro “Marketing na Era Digital” e aplicando conhecimentos de Marketing Digital no meu site pessoal, que tem por objetivo ser meu laboratório experimental e portfólio: patriciaronel.com.br.

Como exposto anteriormente, o projeto está sendo tocado por mim, apenas. Não tenho uma equipe ou agência por trás colocando em prática todos os conhecimentos. Minha intenção é justamente praticar e praticar. Tocar projetos em paralelo, ao andamento X acolhimento do mercado de trabalho.

Neste sentido, existe um roteiro por trás do que estou implementando aos poucos, dentro do meu tempo. Para ser mais exata, estou no ponto de partida de aplicar estratégias para o meu modelo de negócio sair do papel. O timing do momento, está em cuidar do meu branding, olhando para a estratégia do modelo de negócio.

Depois de clarear o produto/empresa, direcionar como vendê-los ao público. Tenho como “lição de casa” implementar “estratégias diversas, como criar leads, otimizar conversões,  olhar para o marketing de conteúdo, Canais de Aquisição: Mídias Sociais, Rankeamento no Google, para daí, adentrar ao universo do SEO, seja através de anúncios pagos, com o SEM, utilizando o Google Ads e claro, sempre olhando para as métricas,  analisando resultados.

Após colocar em prática, os diversos aspectos do projeto mencionados acima, aplicar as melhores práticas para rankear bem no Google. Aumentando o tráfego no site, ganhando relevância e impulsionando vendas com infoprodutos (inicialmente) através dos resultados de busca orgânica.

Então, o que é SEO (Search Engine Optimization)?

O SEO (Otimização para motores de busca) define o ranqueamento dos sites nos buscadores de forma orgânica, atraindo, fidelizando e convertendo mais clientes. Mas como aplicá-lo? O assunto é bastante técnico, perfil ao qual não costuma atrair todo tipo de profissional dentro do Marketing Digital, até mesmo porque, o mercado digital por si só, já é bastante amplo.

É muito comum, pessoas adotarem um perfil especializado em determinados assuntos dentro da matrix. Alguns, gostam da estratégia, outros, somente conteúdos, existem os que possuem perfis mais “geeks” e técnicos, principalmente, que gostam e saibam linguagens de programação. Eu já gosto de experienciar todas as etapas de um projeto. Como expliquei em artigos anteriores, meu perfil profissional não é enviesado. Já que sempre trabalhei com projetos em todo o processo de realização: pré, durante e pós. Cuidando do início ao fim (focada na entrega e resultados).

“Objetivo: Marketing de Performance baseado em Dados e Inteligência, considerando a cultura de inovação, novas tecnologias e transformação digital. (Orientada a métricas - KPIs - indicadores de qualidade, dados, com o intuito de alavancar o desempenho sustentável do negócio).”

 

Então, voltando ao cerne do tema “SEO”, é fundamental compreender a importância de backlinks, como utilizar corretamente a densidade das palavras-chave, criar call to actions matadores, realizar testes A/B e otimizar as páginas de um site, por exemplo. Sempre mantendo em vista como analisar as métricas certas, para mensurar os resultados.

Dicas como conteúdos relevantes, html com metadados estruturados e páginas com tempo de carregamento otimizado, conhecimento das ferramentas necessárias para ter um site sempre bem posicionado, funcionando muito bem em conjunto com as estratégias de links patrocinados e redes sociais.

Alguns tópicos relevantes envolvem saber como rankear bem no Google, Conhecendo técnicas para chegar ao topo dos buscadores. Como trabalhar a estrutura e conteúdo das suas páginas para rankear bem. Saber quais métricas monitorar para garantir o retorno do SEO, realizando testes A/B, aprendendo a monitorar conversões pelo Google Analytics, palavras-chaves, etc. As ferramentas são diversas para monitorar os resultados de estratégias de link building e gerar relatórios É possível otimizar o rankeamento do site, com boas práticas de design web, criando páginas responsivas, por exemplo. 


Este guia, também feito pela Rock Content, dá dicas completas para conquistar o topo do Google. 

Neil Patel também destaca os principais benefícios do SEO:

“1.Aumento do Tráfego;

2.Aumento da Geração de Leads;

3.Aumento de Vendas;

4.Influência na decisão de compra dos usuários;

5.Fortalecimento da reputação da marca.”

 

Enfatizo que não basta entender a teoria, mas é necessário aplicá-la!


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