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Por que aplicar data driven marketing?

Por que aplicar data driven marketing?
Ana Carolina Del Vigna Missé
mai. 20 - 5 min de leitura
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Data driven marketing, significa marketing dirigido por dados, ou seja, é tomar decisões estratégicas e obter insights com base nos dados gerados pelos mais variados dispositivos inteligentes que são utilizados por pessoas do mundo inteiro.

Hoje, vivemos em uma era em que quantificar e analisar o comportamento do consumidor a partir desses dados não é mais um conceito impossível; É uma realidade, e data driven marketing é a nova regra.

Mas de onde vêm todos esses dados?

A principal razão pela qual o data driven marketing está presente em todo lugar é que os próprios dados dos clientes podem ser obtidos a partir de quaisquer interações, desde hábitos em redes sociais e compras até dados de busca online. Com o auxílio da tecnologia moderna, as empresas são capazes de conhecer e entender os seus consumidores como nunca.

Por que aplicar Data Driven Marketing?

Primeiramente, é importante saber que os benefícios do data driven marketing, muito além do aumento nas vendas da sua empresa, são percebidos do lado do cliente.

Quando você conhece seu público-alvo, consegue alcançar apenas quem está verdadeiramente interessado ​​no que seu negócio oferece. Assim, cada vez mais, os times de marketing de alta performance estão alavancando os dados dos consumidores para elaborar essa visão do público-alvo. Tudo isso permite a criação de campanhas personalizadas de acordo com a jornada do cliente, o que naturalmente leva a resultados melhores.

Através da coleta e análise dos dados certos, os times de marketing podem focar em comportamentos específicos dos consumidores - por exemplo, onde e quando eles utilizam as redes sociais ou, ainda, a quais tipos de conteúdo eles reagem - e usar essas informações para ter certeza de que seu produto ou serviço tem chance de alcançá-los.

Como usar os dados na estratégia de marketing?

Sem uma estratégia, pode ser difícil pensar em como utilizar adequadamente os dados do cliente em seus esforços de marketing. O grande desafio das equipes é que elas podem se deparar com um monte de pesquisas e informações, mas não saber muito bem o que fazer com isso. Há uma diferença entre simplesmente coletar dados do cliente e executar de forma inteligente uma estratégia de data driven marketing.

1 - Construa relacionamentos reais

O principal benefício do data driven marketing é a capacidade de criar e cultivar relacionamentos, que agregam valor para os dois lados - tanto do cliente, quanto da empresa.
Do lado dos clientes, isso permite que eles se sintam mais conectados a sua marca, pois eles podem interagir com os dispositivos escolhidos em qualquer plataforma e receber apenas as ofertas e as comunicações relevantes para eles. Para a empresa, a comunicação é mais eficaz e a passagem dos leads do topo do funil de vendas para a etapa de conversão se torna mais eficiente.

2 - Encontre os clientes onde eles estão

Como mencionado, as plataformas de marketing baseadas em cloud computing fornecem adaptabilidade para qualquer dispositivo ou canal. A melhor estratégia de data driven marketing utiliza os dados para permitir que seu time descubra quais canais são os mais eficazes ou os preferidos dos clientes para, assim, entrar em contato com eles.

No entanto, é essencial entender também que a análise dos dados vai além de simplesmente indicar qual o melhor canal para abordar seus clientes. Ela também fornece as informações sobre quando é melhor alcançar cada cliente, as ofertas mais eficazes para enviá-los e a pessoa certa para fazê-lo.

3 - Aprenda com os resultados e melhore

O marketing está sempre em evolução. Por isso, não se deve adotar uma única abordagem e chamá-la de correta. Para que a estratégia seja realmente data driven, é preciso se certificar de que todos os dados e comentários dos clientes estejam sendo incorporados e analisados para mensurar os resultados e, caso necessário, ajustar seus esforços. Quando algo está funcionando, veja como você pode desenvolvê-lo, e quando algo não está funcionando, procure ver como você pode alterá-lo até que você comece a ver uma melhoria.

As ferramentas de CRM podem ajudar a criar melhores relacionamentos com os clientes e também podem ser utilizada para avaliar a eficácia de seus esforços de marketing.

4 - Tenha a simplicidade como palavra de ordem

É importante manter o foco no objetivo principal: aumentar o reconhecimento da marca e aumentar a base de clientes.

Não adicione novas tecnologias simplesmente para adicioná-las; primeiro, certifique-se de que você está ciente do impacto e pondere quaisquer benefícios contra possíveis inconvenientes. Como mais e mais ferramentas e processos surgem no futuro, as chances são de que o marketing só vai se tornar mais complexo. É por isso que plataformas baseadas em nuvem podem realmente ajudar a simplificar as coisas.

 


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