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Presença digital

Presença digital

Devido a grande quantidade de usuários presentes na web atualmente, as empresas se viram forçadas a também levarem as suas práticas de marketing para o universo da internet.

“Quem não está na web, não existe e assim, também não vende “.

Dessa forma, a presença digital das empresas se faz cada vez mais necessário para empreendimentos de todos os tamanhos e setores. Se você não está na web, seu concorrente e clientes estão.

O digital está em todos os lugares. Diariamente surgem novas funcionalidades e tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Hoje em dia, passamos grande parte do nosso dia utilizando o digital para nos comunicar, locomover, alimentar, divertir, relacionar, trabalhar, estudar etc.

Então... o que é presença digital?

Quando você precisa comprar algo, pesquisa no Google? Se sim, bem, isso é um hábito mais do que comum atualmente. Tudo hoje em dia nos leva a procurar referência nos buscadores.

E o que isso tem a ver com o seu negócio/serviço? Tudo!

Quando falamos em presença digital estamos nos referindo a toda imagem ou informação da sua empresa na web. Por exemplo: pode ser uma página no Facebook, uma conta no Instagram, um site, blog ou estar cadastrada no Google Meu Negócio.

Assim, onde quer que um cliente procure por informação da sua empresa ele vai encontrar.

No entanto, quando você consegue usar a sua presença digital de maneira estratégica, é possível colocar a sua marca em locais planejados. Dessa forma, na internet, é possível descobrir o movimento do fluxo de pessoas que são seus clientes em potenciais e se comunicar com esses consumidores. Transformando-os em clientes.

Ter uma presença digital bem estabelecida é fundamental para conseguir atrair novos clientes e conseguir desenvolver a sua empresa, seja ela de qualquer tamanho ou ramo.

Quando essa presença digital consegue ser estratégica, bem desenvolvida e elaborada com base em dados e comportamento dos seus clientes, é possível conseguir disputar mercado.

Para gerar boas e constantes vendas, é preciso sempre estar em comunicação com o cliente. Para isso, é preciso criar uma estratégia que consiga fortalecer a imagem do seu negócio.

A melhor parte é que o marketing digital nos dá a chance de segmentar as publicações, ou seja, a comunicação é direcionada exclusivamente a pessoas que você sabe que possuem mais chances de se converterem ao status de cliente.

Seja por meio de conteúdo, publicações, lives ou até nas mensagens diretas das redes sociais, a possibilidade de se comunicar é um excelente potencializador de conversões.

Como construir e manter uma presença digital eficiente?

Primeiramente, tenha um site que te ajude nas vendas.

Quando falamos em sites que ajudam a vender, é preciso ir um pouco além, e pensar não só nas lojas virtuais (comumente chamados de e-commerce), mas um blog ou site institucional.

Todos os três podem te auxiliar em suas estratégias de vendas, mas cada um funciona de maneira diferente, voltados para públicos e práticas distintas.

É importante compreender que um site pode ser mais poderoso do que apenas sua página no Facebook. Enquanto na rede social você está limitado a estratégias configuradas, o site permite que você dimensione e analise todas as informações geradas.

Pense que estar fixo apenas nas redes sociais é estar à mercê das estratégias impostas a você. Você pode criar as suas próprias estratégias. Mas como as redes sociais dão muita visibilidade, o ideal é você ter as duas plataformas muito bem elaboradas.

SEO

Com as técnicas de SEO voltadas exclusivamente para sites, já conseguimos conquistar inicialmente uma boa posição no ranqueamento do Google.

De acordo com o próprio buscador, são mais de 200 práticas de SEO que o Google avalia a todo instante, algumas delas são: o tempo de carregamento do site e o tempo em que seus visitantes ficam por lá.

Assim, sites que tem um carregamento mais rápidos e que conseguem reter as pessoas nele são muito bem-vistas pelos buscadores. Dessa forma, seu site ficará entre os primeiros colocados nas listas de busca. Afinal, quanto mais longe do primeiro colocado você estiver, mais difícil será achar o seu site.

Marketing estratégico

Você já viu tanto uma propaganda que simplesmente tomou aversão àquele conteúdo? Esse é só um exemplo simples que quantidade não é qualidade e o marketing digital é exatamente isto: conteúdo de qualidade.

A presença digital do seu negócio precisa ser estratégica e datada em dados. Antes de publicar um conteúdo, identifique qual é o melhor horário do seu público, quais são as redes sociais que ele está presente e quais são as formas que ele prefere consumir.

Fique online!

Não adianta muito estar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e TikTok se em nenhum desses canais a sua empresa está verdadeiramente presente com conteúdo de relevância e 100% estratégico.

É importante entender que cada canal possui uma estratégia e finalidade.

O e-mail, por exemplo, hoje, é um dos melhores canais para relacionar-se com pessoas que te cederam o endereço eletrônico delas, quando você ofereceu um e-book em seu site.

Já nas redes sociais, além de estar sempre publicando conteúdos que sejam do real interesse de quem te segue, é importante estar de fato online e disposto a conversar e interagir para tirar dúvidas nos chats.

Por isso, Antes de sair por aí postando em todas as redes é preciso ter em mente os objetivos da sua empresa e conhecer os 4 pilares da presença digital.

Conteúdos de qualidade

Vender é importante, mas seu objetivo deve ser focado em ajudar realmente o seu cliente, produzindo conteúdos que sejam do interesse dele e ajude-o realmente. As vendas serão conseqüência.

Posicionamento transparente

Quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém.
A imagem da sua marca precisa refletir os pilares da sua empresa.

Dessa forma, o conteúdo, as postagens, as intenções, campanhas de marketing e outros pontos mais, precisam ter a identidade e os valores reais em que a empresa acredita.

Monitoramento

Uma das principais qualidades do marketing digital é capacidade de trabalhar com métricas e objetivos. 

É possível saber, por exemplo, qual o número de visitantes no seu site, qual é o produto que está chamando menos a atenção dos clientes e por aí vai.

Dessa forma, faça uso desses dados e informações. Construa suas estratégias com base no monitoramento e alcance resultados consolidados.

Persona

Enquanto o público-alvo é uma análise geral do público que você quer alcançar, com traços mais genéricos dos seus clientes, a persona é personagem fictício elaborado tendo por base dados reais de clientes (pontuando quais são as dores, objetivos, práticas diárias e etc).

Dessa forma, a persona é fundamental para que você consiga direcionar os seus conteúdos de forma mais estratégica e consiga alcançar o seu cliente ideal.

Conclusão

Ter uma presença digital sólida e estratégica é a maneira mais eficaz de ser encontrado atualmente. É muito difícil uma empresa aderir a transformação digital e depois voltar atrás nas decisões.

Isso acontece porque todos conseguem ver rapidamente a melhora nos resultados que o marketing digital, quando bem planejado e construído, consegue levar em curto, médio e longo prazo.

Aqueles que ainda não possuem uma presença digital bem planejada estão fadados a ficarem estagnados e a caírem no esquecimento das pessoas.

Marketing na Era Digital
Ana Carolina Del Vigna Missé
Ana Carolina Del Vigna Missé Seguir

Formada em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi.

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