Sempre fui uma pessoa focada no perfeccionismo. A quem diga que é do signo (virginiana), outros da personalidade. Em muitos momentos eu acho que sou chata mesmo. E nos últimos tempos, desde que comecei a estudar marketing e trabalhar com isso, desenvolvi o meu lado “chato digital”.
Faço parte daquele grupo de 70% a 80% que pesquisa uma empresa on-line antes de entrar em contato, comprar dela ou visitá-la pessoalmente.
Quando encontro uma presença digital bem elaborada, bacana, organizada e atualizada, fico fortemente inclinada a concretizar uma compra ou contratar um serviço. Mas quando o site não funciona, as redes sociais estão às moscas, e não encontro o mínimo de informação na Bio e nos Destaques, já torço o nariz. E isso é justo com a empresa? Quer dizer que seus produtos ou serviços são ruins? Nem sempre! Vou dar um exemplo.
Recentemente viajamos de férias com meus pais para o litoral paranaense. Após algumas horas de passeio, saímos em busca de um bom restaurante para almoçar. Eu foquei na busca dos 10 melhores restaurantes da região. Olhei as fotos dos mais bem avaliados, li dezenas de comentários. Estava segura sobre onde queria comer. Já meu pai queria almoçar de frente para o mar, e quando encontrou um local que o agradou, estacionou o carro.
Entrei contrariada e duvidando da qualidade do restaurante, como poderia ser bom se não apareceu em lugar nenhum nas minhas buscas? Caí do cavalo. Lugar simples mas bonito e muito limpo. Atendimento impecável e comida deliciosa. Descobri inclusive que o prato que pedimos havia vencido uma competição gastronômica do litoral havia poucos anos.
Fiquei com pena de um lugar tão bom estar fora das listas, só ser encontrado pelo nome e não ter seu excelente trabalho divulgado como merece no digital. É uma empresa bem conhecida por quem mora lá, fica a poucos metros de um ponto turístico muito bonito. Mas acaba sendo ignorado por pessoas como eu, como a maioria, que quer ver "nas redes" as fotos do local, dos pratos, as avaliações dos clientes - antes de fazer uma escolha.
Então é isso. Presença digital não é opção, é necessidade. Como disse o Kiso: “Uma empresa sem presença digital equivale a uma empresa sem endereço, sem telefone, sem marca. Ou seja, não existe.”