[ editar artigo]

Professor: elemento-chave do marketing escolar

Professor: elemento-chave do marketing escolar

Segundo Martha Gabriel, minha “guru” em estratégias para o marketing digital, “Marketing é sobre pessoas”. Essa frase traduz muito bem o que eu acredito para as estratégias que envolvem o marketing escolar.

Já visitei muitas escolas pelo país para conversar sobre a importância do marketing. Conheci culturas diferentes, estruturas diferentes, pessoas diferentes e modelos de gestão diferentes. Em todos os lugares que passei disse a seguinte frase: “O Professor é o elemento-chave do marketing escolar”.

Se marketing é sobre pessoas, dentro da escola o professor é a pessoa que faz o marketing acontecer. Ele é o profissional da escola que fica a maior parte do tempo com o cliente da escola, ele é a referência em sala de aula, cria vínculos emocionais, conhece alunos e pais, quase sempre sabe tudo o que se passa na vida do aluno dentro e fora da instituição. Ele tem o respeito das famílias.

Falar sobre os 4 P's e a sua aplicação no ambiente escolar nunca foi uma tarefa fácil. Por muito tempo o marketing não era bem visto dentro das escolas mais tradicionais. As instituições mais antigas tinham a certeza de que não precisavam de nenhuma estratégia de comunicação, porque a tradição na região era suficiente para se destacarem.

Para aproximar as escolas do marketing, durante as minhas conversas ou atendimentos, uso sempre um quinto “P”, o “P” de Pessoas, já discutido e considerado por muitos especialistas de marketing, e o transformo no P de Professor. Falar da figura do professor é tão importante quanto falar de conceitos. É necessário mostrar que o papel do professor não é somente dar aula. Porque se um professor veste a camisa da escola, leva o seu sobrenome “Professor da Escola X”, esse é o melhor marketing que uma escola pode ter. E para que esse marketing aconteça de fato de forma positiva, ele deve se sentir parte da família da escola, deve participar de discussões estratégicas, deve sugerir ações, deve ser motivado a destacar os pontos fortes da instituição em sala de aula, deve ser notado.

As escolas que entendem que o marketing é feito de pessoas têm sucesso! Não basta ter os melhores produtos e serviços, definir a melhor estratégia de preços, entender de praça e promoção se não valorizar as pessoas. E essa valorização deve começar com o professor, profissional fundamental na construção de um país melhor por meio da educação.

Marketing na Era Digital
Priscila Padilha
Priscila Padilha Seguir

Jornalista de formação, pós-graduada em marketing e com MBA em gestão organizacional e liderança. Experiência de 20 anos nas áreas de marketing, comunicação e de relacionamento com clientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você