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Quais critérios estão na base da escolha do meio para veiculação de um anúncio publicitário?

Quais critérios estão na base da escolha do meio para veiculação de um anúncio publicitário?

Primeiramente, quero agradecer e parabeniza-lo, por acompanhar-nos durante este processo (apresentação da saga de artigos de opinião), cuja intenção consiste em ajuda-lo a perceber e compreender o uso da publicidade no contexto de qualquer organização.

Assim sendo, e porque eventualmente já se terá questionado, (em que base se assenta a escolha de um meio para veicular um anuncio publicitário), quer como responsável pela gestão da comunicação de uma empresa, quer como consumidor.

Partindo do que foi exposto acima, podemos afirmar que as empresas não utilizam qualquer meio, sendo que elas optam por aqueles que se assemelham e sejam capazes de repercutir positivamente na multiplicação de seus interesses. Por isso é que a escolha de um meio para veiculação de um anúncio publicitário nunca foi uma tarefa fácil, uma vez que as pessoas, as sociedades estão cada vez mais dinâmicas, e a todo momento, verificam-se mudanças frequentes na forma de comunicar e de obtenção de informação. Num dia, estamos todos conectados e familiarizados com um meio, noutro, já desconhecemos, achamos obsoleto o uso deste ou daquele, por isso, termos afirmado que não deve ser privilégio de qualquer pessoa seleccionar o meio a ser utilizado pela empresa.

No âmbito científico, diversos autores discutiram sobre esta questão. A título de exemplo, podemos destacar um, Monteiro, (2013). Para este autor “a escolha do meio de suporte, depende essencialmente do objetivo que se pretende atingir, do tipo de mensagens e do público que se pretende alcançar”. Através deste conceito, podemos entender a importância, de se deixar claro os objectivos da campanha, sobretudo no ato da concepção do plano ou do produto publicitário.

Na perspectiva de Monteiro (2013), a escolha do meio de suporte depende essencialmente do objetivo que se pretende atingir, do tipo de mensagem e do público que se quer alcançar. Por isso ser de extrema importância, que se deixe claro os objectivos da campanha, bem logo no início ou planejamento da mesma.

Portanto, uma vez que a definição do meio de suporte publicitário não deve partir do senso comum, é imperativo que haja um estudo aprofundado à volta dela (publicidade), o que nos remete ao conhecimento da essência da PUBLICIDADE, ou seja, de onde ela terá começado.


Agora que já sabe como escolher o meio de suporte para o seu anúncio, sabe como realmente a PUBLICIDADE começou?

Marketing na Era Digital
JV Marvão
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Sou Januário Vindes Marvão, natural do Huambo- Angola. Sou pesquisador nas áreas de Marketing e Comunicação. Actualmente, sou CEO de uma empresa de formação profissional e Consultoria, nas áreas de Marketing e comunicação, em Luanda- Angola.

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