Muitas pessoas ainda pairam na dúvida sobre essas duas terminologias. O fato é que são conceitos totalmente diferentes. Para Gabriel e Kiso (2020, p. 234):
‘’Apesar de parecer assunto novo, redes sociais existem há pelo menos três mil anos quando homens se sentavam ao redor de uma fogueira para conversar sobre assuntos de interesse em comum. O que mudou ao longo da história foi a abrangência e a difusão das redes sociais, conforme as tecnologias de comunicação interativas foram se desenvolvendo: escrita, correios, telégrafo, telefone, computador, telefone celular, etc.’’
No marketing, as redes sociais são as plataformas interativas presentes na internet (definidas por Gabriel e Kiso (2020, p. 33), como sites de mídia social, entre eles está o Facebook, Instagram, Linkedin e outras.). Por meio delas é possível se conectar a amigos, familiares, profissionais etc. Já as mídias sociais, são todos os conteúdos (texto, vídeo, imagens etc.) produzidos pelos usuários dentro dessas redes.
A primeira rede social que se tornou popular foi o Friendster, em 2003. Nela cada pessoa podia criar apenas um perfil e poderia se conectar a amigos e outras pessoas. Conquistou mais de 3 milhões de usuários e na época ganhou repercussão em várias revistas.
Friendster (Foto: site Mega Curioso)
As redes sociais mais populares do Brasil
(Foto: Hootsuite)
Em primeiro lugar está o YouTube, como maior do Brasil e a segunda maior do mundo. O Facebook ocupa o segundo lugar entre os mais populares, porém o Instagram, comparado a outras redes sociais, tem quinze vezes o maior alcance, segundo Terra (2020).
Redes sociais e mídias são conceitos que andam juntos e acabam se confundindo, mas espero com esse texto ter esclarecido melhor essas ideias.
Está precisando de ajuda para melhorar seu desempenho na redes sociais? Peça a ajuda de um profissional!!
Referências
COSTA, Thaís. Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil em 2019? Rock Content, 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>. Acesso em: 7 out. 2020.
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.