Nunca pensei que o ramo automotivo pudesse trazer um playground para minha vida. Isso, um playground: é um mundo colorido, divertido e muito cansativo. Nesse universo são tantas opções, que nos permite tantas inovações e o mais divertido: instantâneo. É impressionante em como esse meio tem uma resposta quase que imediata a qualquer estimulo do marketing.
Preciso admitir, amo muito o que faço, passei a amar ainda mais no ramo automotivo. Nesse ramo pude testar do SMS a uma campanha 100% digital, e claro, apesar de níveis de efetividade diferente, seria injusta dizer que não houve retorno. Fato é que o mobile já é parte essencial, seja como a plataforma de interação ou até mesmo de integração para a jornada do cliente. Uma das tecnologias que agregamos em múltiplos formatos foi o Mobile Taggcing, no formato QR code. Passamos a fazer uso dessa ferramenta desde um cartão de visitas impresso, a um outdoor. Fizemos também a aplicação em objetos, como camisetas, materiais de comunicação direta com o cliente (adesivos, papelaria, etc), e claro, nas famosas lives. Mas uma coisa ficou muito evidente: não da para fazer uso tão somente da imagem. Realizamos um teste de uso em uma mesma plataforma com campanha de oferta muito similar e percebemos que o volume de acesso fica em torno de 25% menor quando só usamos somente a imagem do QR. Passamos a adotar o uso do texto sempre abaixo do QR code. Com isso, vimos que, apesar de ser mais um elemento na arte, alí possibilitamos uma linguagem mais acessível e universal, permitindo que o usuário, em especial os idosos, usem o que for mais confortável.
Mas preciso admitir que, como já falei em outros textos, o mercado de consultor de vendas tinha uma visão muito off: fazer uma ação, até então, era convidar o cliente para um café da manhã. Pegar a listagem de clientes é puxar uma agenda de 1992. Tudo muito arcaico, até que a chegada da pandemia acelerou o processo e começaram a entender a real necessidade e funcionalidades de ações mistas ON|OFF. E é claro, expandindo o conhecimento do mobile e suas milhares de utilidades, o QR Code dominou o coração dessa galera.
Por fim vale destacar um ultimo diferencial ao se fazer uso do mobile nas ações: decisão rápida do cliente. A adoção dessa ferramenta reduz a jornada em quase 70%. Sabemos que o cliente costuma visitar a concessionária em média 3 vezes para concluir sua decisão de compra. Essa jornada de compra de um automóvel, em decorrência de ser um bem durável e de alto custo, costuma levar de 3 a 6 meses, ou seja, é uma jornada muito longa e que demanda muita atenção em um longo período. O mobile, auxilia nessa redução de visitas, tendo passos da jornada acelerados (apresentação do veículo, simulação e aprovação de crédito, entre outros), tendo apenas um passo que seria um possível obstáculo: test drive. Resolvemos esse empecilho, mas esse assunto fica para um próximo bate-papo.
Então, saber tu sabe, outra coisa é ter as manha!
Não basta conhecer é preciso saber aplicar em caso concreto e sobretudo de modo adequado aos usuários envolvidos no processo.