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SAIBA O QUE NÃO TE DISSERAM SOBRE E-COMMERCE

SAIBA O QUE NÃO TE DISSERAM SOBRE E-COMMERCE
Flávia Dutra de Assis
set. 11 - 6 min de leitura
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Nunca se falou tanto sobre vendas online como agora no período da pandemia, pois esta foi a maneira mais ágil de muitos negócios permanecerem vivos. Quem já estava nesse mercado continuou vendendo, não foi afetado pelos impactos que a pandemia trouxe; quem estava fora dele precisou, de um dia pro outro, criar alternativas para continuar atendendo seus clientes mesmo com as lojas físicas fechadas.

Com tantos desafios e muita gente despreparada, a procura por cursos de e-commerce aumentou consideravelmente, alguns ensinam estratégias infalíveis com promessas de alta lucratividade. Como a internet está cheia de dicas milagrosas sobre o tema, nesse artigo, quero chamar sua atenção para o que não te falaram sobre e-commerce e te ajudar a avaliar qual a hora certa de iniciar a sua loja virtual, com planejamento.

Por definição, comércio eletrônico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial, é um tipo de transação comercial feita especialmente por meio de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.

A internet possibilitou vendas de produtos e serviços sem que as pessoas saiam de casa: tudo o que o consumidor precisa é de um laptop, internet de boa qualidade, disciplina, organização e muita força de vontade.

Temos várias empresas que são sucesso nesse segmento e atualmente o destaque fica para a pioneira do e-commerce — Amazon — que escolheu livros como produto para começar suas vendas online. A Amazon conseguiu manter um catálogo imenso de livros por meio de parcerias com atacadistas e distribuidoras, e seu diferencial permanece: encantando seus clientes pela agilidade nas entregas.

Hoje ela está no ranking das empresas mais valiosas do mundo. Esse é um case de sucesso que pode ser usado como objeto de estudos para inspirar pequenos negócios. É possível aprender com as experiências dos grandes.

Tendo por base o pequeno empresário sabemos que são grandes os desafios para entrar nesse mercado. Muitas vezes falta conhecimento, estrutura para investir em tecnologia e marketing, fundamentais para fazer o e-commerce ter sucesso, pois a concorrência no mercado digital é maior. Então, a tecnologia organiza e agiliza processos e o marketing estuda, cria, elabora, planeja como a marca vai apresentar seus produtos e serviços online, de maneira a atrair a atenção do seu cliente.

O empreendedor, antes de decidir investir nesse modelo de negócio, deve planejar seu começo de maneira simplificada, fortalecendo seu produto/serviço na internet, primeiro por meio de um bom plano de marketing no ambiente digital. O ideal para quem está iniciando do zero é começar com apenas um produto, de preferência que seja de fácil produção e logística. O e-commerce facilitou a maneira do mercado trabalhar as vendas, porém muitos empreendedores continuam errando e não alcançando seus objetivos, muitas vezes por falta de orientação.

Pesquisando sobre o assunto, identifiquei 7 fatos pouco mencionados sobre e-commerce:

1 - Vender pela internet não é o mesmo que vender presencialmente.

A estratégia, a abordagem ao cliente, a apresentação do produto, o “tom da voz” que se usa em diferentes plataformas digitais mudam.

2 - Ofertar todos os produtos ou serviços da sua loja física (caso tenha uma) não é o ideal.

Empreendedores que tenham lojas físicas e queiram abrir uma loja virtual, precisam fazer um estudo de quais produtos serão vendidos no digital. Para quem quer começar a vender do zero no digital, a estratégia é escolher um produto e começar por ele, lembre-se do exemplo da Amazon.

3 - Você vai precisar de pelo menos três fornecedores do mesmo produto caso não seja você o produtor.

É inaceitável seu cliente decidir comprar e por qualquer motivo o produto não estar disponível para entrega, por isso as parcerias são fundamentais nesse momento. Escolher quais serão seus parceiros leva tempo e exige muita pesquisa, estudos e negociações. Caso seja você o produtor é preciso ter controle absoluto da produção.

4 - Ter um sistema eficaz que faça a gestão de estoque, clientes, fornecedores, entrega, finanças é essencial para que seu e-commerce dê certo.

A tecnologia é ferramenta indispensável no e-commerce. Temos no mercado várias opções de empresas que trabalham com sistemas voltados especificamente para vendas online.

5 - Não comece seu e-commerce se está disposto apenas a vender e lucrar, o relacionamento com o cliente é o mais importante para seu negócio ter sucesso.

Você deve estar disponível no momento que o cliente quiser. Lembre-se, no e-commerce não existem domingos e feriados, sua loja funciona 24 horas todos os dias da semana. A dica é você buscar um sistema de bots para gerenciar os relacionamentos e otimizar os processos comerciais voltados para o perfil da sua empresa e clientes.

6 - Sua loja virtual deve ter um sistema de pagamentos diversificado e eficiente, com várias opções de pagamento para seu cliente.

Atenção nesse momento! Um dos motivos de clientes abandonarem o carrinho de compras é a falta de opções de pagamento e de segurança na hora da compra.

7 - Só abra seu e-commerce depois de ter certeza que o sistema de entregas que escolheu funciona. 

Depois de cumprir todos os passos citados acima chegou o momento de encantar o cliente e fazer com que ele queira comprar na sua loja virtual outras vezes e ainda te indicar para vários amigos. A entrega não pode falhar no e-commerce, por isso, escolha, teste, revise até que tenha segurança de que seu cliente ficará satisfeito quando receber o produto.

Pode parecer fácil administrar um e-commerce, até mais do que uma loja física mas ao contrário do que é propagado na internet — trabalhe no conforto de seu lar no tempo que quiser — ter uma loja virtual exige muita dedicação, tempo, controle, planejamento e organização. Especialistas garantem que em pouco tempo todos os modelos de negócio estarão vendendo seus produtos/serviços online por isso, é preciso observar as transformações que estão acontecendo no seu modelo de negócio e se adaptar a elas.


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