Se a indagação que dá título a esse artigo lhe deixou confuso, te garanto, você não é o único. Faz muito tempo que Shakespeare usou tal pergunta e fez com que Hamlet e sua icônica frase, se tornassem lembrados em todo mundo desde então. Mas o que ele realmente quis dizer?
Ser ou não ser, diz respeito à tomada de atitudes. Como agir, que caminho seguir e quais ações serão mais assertivas? Elas me trarão dores? E talvez seja por isso que ela ainda continue tão atual, porque a dúvida de Hamlet quando se indaga sobre seu futuro, parece nunca ter uma resposta correta já que ela não pode ser encarada de forma reduzida.
Ao adaptarmos esse questionamento ao ambiente de marketing, temos então a pergunta: ser ou não ser digital? Quais seriam os benefícios que essa escolha traria à minha empresa e porque não seguir o caminho do marketing tradicional, desassociado da tecnologia?
Sem dúvida, o ambiente digital nos proporciona diversas funcionalidades e é a partir dele que podemos otimizar nossos processos e investimentos que seriam realizados no ambiente tradicional. Transmitir uma mensagem segmentada e personalizada ao público, por exemplo, ou construir espaços mais acessíveis e dinâmicos com interação frequente. Mas, principalmente, ter um custo de produção mais acessível.
A internet foi a responsável por revolucionar o papel do consumidor no processo de troca e se antes era o meio que buscava o cliente, hoje é o cliente que busca a informação. E é por isso que marcas e empresas precisam se comunicar de forma cada vez humana, buscando adquirir intimidade com seus consumidores para que possam ter um brand lift cada vez maior.
A atualidade já nos mostra que o futuro será integrado entre o tradicional e o digital, então, é melhor que reconheçamos a infinidade de facilidades e benefícios que o ambiente digital nos proporciona para que possamos construir estratégias de sucesso.
Aposto que hoje, quando Hamlet se perguntasse quão valioso seria o investimento nesse ambiente em questão, ele teria uma resposta concreta!