Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como enfrentar problemas: Solução ou Resolução?

Como enfrentar problemas: Solução ou Resolução?
Déborah Carvalho
abr. 3 - 4 min de leitura
000

O que você faz com os problemas, medos e desafios da sua vida? Dá uma solução ou uma resolução? 

Ainda não sabe, né? Mas, e se eu perguntar diferente. Você soluciona ou resolve? Começa a ficar mais claro?

Não? Vou te ajudar.

De acordo com o dicionário Aurélio, solução é: "aquilo que resolve, soluciona (problema, dificuldade etc.); saída, recurso. Resposta correta a uma questão (de prova, teste, problema, charada etc.); resultado." Sugere ainda um exemplo: “o desquite foi a solução de desentendimentos crônicos”. Sua definição mais geral e popular é uma resposta positiva que um indivíduo dá a um problema que acontece.

Já, a palavra resolução remete a resolver que, segundo o mesmo dicionário, significa “decompor um corpo em seus elementos constituintes. Fazer desaparecer pouco a pouco, por exemplo: resolver um tumor. Achar a solução, decidir uma questão, solucionar: resolver um problema/equação (matemática), determinar os valores que, substituídos a incógnita, transforma a equação em identidade. Transformar-se”.

Eu entendo que é uma diferença sutil entre "encontrar uma resposta correta, uma saída" e "decompor o corpo, OPS, o problema em partes para conseguir resolver a equação e chegar ao resultado". Ou seja, na segunda forma pode-se enxergar o problema em partes, e resolvê-lo variável por variável, parte por parte, fazendo-o desaparecer pouco a pouco, e até entendendo em qual parte ou em qual variável realmente reside o problema.

Quer ver um exemplo prático da diferença? Você tem dor de estômago, toma um remédio e não pára para pensar se o que te fez mal foi a pimenta na comida ou a discussão após o almoço. "ah, o remédio deu solução, está ótimo." Mas perceba que você tratou o efeito e não a causa.

Essa solução resolveu o seu problema na hora, mas, se você não pegar o seu problema e dissecar para encontrar a verdadeira causa, em outro momento a dor aparecerá de novo. E de brinde, se automedicar o tempo todo pode ter outras consequências que podem te surpreender negativamente.

Quantas vezes a nossa ânsia de dar solução a nosso problemas é tão grande, que não analisamos direito a causa dele, e assim, a primeira resposta vale, só porque ela é correta? Quantas vezes optamos por SOLUCIONAR problemas ao invés de RESOLVÊ-LOS?

O processo de RESOLUÇÃO às vezes dói e com certeza dá mais trabalho. Mas o resultado da resolução nasce com uma força tão maior do que a de uma solução, que vale a pena investir no processo. E para completar, a palavra resolução tem um segundo significado que é o de DECIDIR, além de estar diretamente ligado a transformar: mexer com as variáveis e encontrar o resultado; talvez inclusive não só resolver mas transformar um problema em uma oportunidade.

Consegue perceber a força de um resultado com todos esses significados juntos?

Você dar RESOLUÇÃO para aquele problema significa que você o percebeu, dissecou, analisou, mexeu nas variáveis, chegou ao resultado e decidiu por tomar aquela atitude que transformará o problema em definitivo (não mais a sua dor de estômago que volta quando o efeito do remédio acaba).

Voltando ao exemplo da dor de estômago:

  • SOLUÇÃO = tomar um remédio para parar a dor.
  • RESOLUÇÃO = observar a causa da dor e perceber que 1) sempre que você come pimenta fica com mal estar, então é melhor não comer mais pimenta, ou, 2) discutir "esse assunto" com "fulano" está acabando com você. É melhor conversar e resolver logo essa questão. 3) Pode ainda não ser nada disso, ser realmente apenas uma disfunção e um remédio basta.

Se você parar de comer pimenta (1) ou resolver a situação com "fulano" (2), não concorda que o problema da dor de estômago vai mudar de estágio? Ou seja, vai existir apenas quando você fizer o que não deve — comer pimenta — ou quando precisar resolver problemas interpessoais. Se parou para analisar a fundo a situação e percebeu que realmente é uma disfunção (3), ficará agora bem mais alerta em caso de repetição da crise, não vai?


Agora que você sabe a "sutil" diferença entre estas duas palavras, o que escolhe para seus problemas, medos e desafios?

Uma SOLUÇÃO ou uma RESOLUÇÃO? Pensei nisso, na próxima vez em que se deparar com um problema.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você