Trocamos o tempo todo, oferecemos algo desejado em troca do que desejamos. Não somos auto-suficientes, portanto, precisamos da troca para satisfazer nossos desejos e necessidades.
Para que o processo de troca tenha valor, é preciso que ambas as partes saiam satisfeitas. Essa é base para construir uma relação duradoura!
Há 4 condições que a troca exige:
existem duas partes;
cada parte tem algo que pode ter valor para a outra;
cada parte é capaz de se comunicar e de fazer a entrega;
cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta.
Se há essas condições, há grande chance para a troca. Para que seja efetiva ambos precisam identificar melhores condições do que antes da troca. Desta forma, a troca tem valor agregado e o valor percebido pelas duas partes.
Para Philip Kotler - “ Marketing é uma "atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca".
Sob a ótica do Marketing é preciso ir além de apenas conhecer o mercado-alvo, é preciso se aprofundar e entender os 4P´s - produto; preço; praça e promoção e definir uma estratégia para cada um deles.
Para Boone e Kurtz (1998, p. 6) "marketing é o processo de planejar e executar a concepção, definição do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, criando trocas que atendem a objetivos individuais e organizacionais".