Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vendas incrementais com Marketing de afiliados.

Vendas incrementais com Marketing de afiliados.
Jackeline Menezzes
mar. 10 - 4 min de leitura
000

Quando um comércio de bairro oferece descontos a clientes que indiquem o negócio a amigos, isso é um excelente exemplo de Marketing de Afiliados à moda antiga.  Então, o conceito de marketing de afiliação surgiu muito antes do mundo globalizado e conectado que conhecemos hoje.

Algumas organizações trabalham com propósito de atrair novos clientes, o marketing de afiliados atua proporcionando uma conexão entre influenciadores, consultores online especializados e criadores de conteúdo com essas instituições ou organizações.

O que é Marketing de afiliado?

O marketing de afiliado de certa forma é uma solução para quem deseja fazer uma renda extra estando em casa ou se profissionalizar nesse mercado se tornando um especialista.

A grande sacada é que você passa a ser um divulgador de determinados produtos digitais ou não, e em troca você recebe uma comissão por cada venda realizada. Nesse modelo comercial alternativo, os produtos digitais como cursos, treinamentos, e-books, infoprodutos, etc, ganharam força extra utilizando esse tipo de serviço, há também um modelo de afiliado que recebe pelo tráfego ou leads gerados.


Nem tudo são flores... Atrair novos consumidores para o mercado de atuação de uma loja ou instituição nem sempre é uma tarefa fácil. Sabemos que, hoje, a internet se tornou o principal canal de vendas de muitas empresas de serviços, mas para conseguir alavancar os resultados é importante investir em um bom planejamento e em uma boa estratégia de marketing.

Esse modelo de negócio tem ajudado muitas empresas de serviço a monetizar produtos e expandir a força de vendas com o marketing de afiliados, devido ao amplo leque de estratégias de divulgação e pelo modelo de negócio ser focado em performance, ou seja, somente pelo pagamento de comissão das vendas concretizadas.

Um exemplo é a Lomadee, que atualmente conta com mais de 510 mil consultores e revendedores especializados online cadastrados em sua plataforma, disponibiliza duas maneiras de comissionamento: CPA (Custo por aquisição ou custo pela venda) e CPL (Custo por Lead) em que o comissionamento é liberado quando ocorre um cadastro de um cliente.

O Marketing de afiliados tem seus atrativos.

  • Por tanto é importante saber como você pode ser remunerado, caso se interesse por esse modelo de negócio:
  • Remuneração por venda (modelo padrão dentro do marketing de afiliados);
  • Remuneração por lead qualificado;
  • Remuneração por clique.


A maioria dos afiliados compartilha práticas comuns para garantir que seu público-alvo seja engajado e receptivo à compra de produtos. Mas cada um faz de uma maneira diferente. Existem canais diferentes e vários agentes que podem fazer parte do marketing de afiliado.   


A startup de consultores digitais do Movimento Compre & Confie, por exemplo, o número de empresas de serviços presentes na plataforma cresceu em 36% em 2020, comparado ao ano de 2019, impulsionado pela pandemia da Covid-19. Hoje, a companhia possui em sua lista de clientes empresas de segmentos distintos de serviço, como: BMG, Vivo, TIM, PB Consignado, Creditas, Budha Spa, entre outros.


O resultado, normalmente, varia de acordo com a presença digital de cada organização, ou seja, atuação nas redes sociais, realização de campanhas de awareness (estratégia que ajuda a provocar a lembrança da marca entre os consumidores), além da experiência do cliente com a marca.

O marketing de afiliados pode e deve desempenhar um papel extraordinário na conexão de novos modelos de mídia a grandes anunciantes, agindo assim como um catalisador para a inovação na indústria do e-commerce.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você