- Meu tráfego pago não funciona
- Meu feed não converte
- Preciso vender mais
- Estou quase fechando minha empresa
- Só preciso de 1 ideia
- Pode me dar uma opiniãozinha aqui
Quem nunca se deparou com uma dessas dores no primeiro contato com um novo cliente?
Em um cenário de constante evolução pessoal, muitos passam a buscar seu lugar ao sol, e o empreendedorismo surge como uma porta de entrada para unir: os sonhos, a vontade de mudar o mundo e a possibilidade de retirar as amarras que não agradam no mundo corporativo.
Sim, sou consultora e trabalho com pequenos empreendedores.
Quando se é uma “euquipe” sair dando braçadas, bater a cara na porta ou a cabeça no teto, se torna rotina. Eu lido diariamente com pessoas com propósitos incríveis e que são experts nas suas áreas, e não em marketing. Elas estão cansadas de copiar métodos para vender mais com tentativas fracassadas ou ainda acreditam quem existem mágicas no digital.
Nesse momento é importante acolher as dores, e com gentileza explicar como é necessário abrir os olhos para o ambiente do marketing, sim a VUCA de forma simplificada.
O que cada pequena empresa precisa não é planejar algo estático e previsível, é ser compreendida como um negócio único com sua realidade e partindo desse ponto, conscientizar seu líder sobre o ambiente ao seu redor, repleto de volatividade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O empreendedor precisa que a luz orientadora, trace cenários para que ele possa corrigir a rota ou mudar de trilhos com facilidade. Precisa de alertas.
Neste contexto o profissional de marketing que utiliza da empatia para compreender suas dores e seus prazeres, precisa estar preparado para explicar como a VUCA impacta a empresa e ao mesmo tempo pode ser a alavanca para um novo patamar do negócio.
Gosto de apresentar cases, discutir sobre os negócios e conscientizar de forma simplificada as bases de conhecimento dele sobre marketing, para só depois construir uma estratégia assertiva feita apenas para ele, que será aplicada, pois o cliente entendeu como funciona os pilares.
E você atende empreendedores? Pode me dar outras dicas ou me contar o que você faz?