Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Desafios em Marketing de uma pequena empresa na era digital

Desafios em Marketing de uma pequena empresa na era digital
Eduardo Brandão Ionta
nov. 6 - 2 min de leitura
000

Ao longo da minha carreira, me deparei com o surgimento da era digital e como isso se desenrolou nas pequenas empresas em que trabalhei.

Particularmente, gosto desse lado dinâmico das pequenas empresas, da maior velocidade de transformação de acordo com a maneira que o mercado se molda. Porém, a vida digital veio com muitos desafios e até as versáteis pequenas empresas (não todas, mas certamente uma grande quantidade) demoraram para entender do que se tratava.

Na agência de intercâmbio em que trabalho atualmente, sinto que há ainda muito a se fazer, mas talvez a mudança mais relevante dos últimos anos foi a adoção de WhatsApp no atendimento.

Nosso alicerce sempre foi a qualidade no atendimento, o que resultou ao longo do tempo em um número significativo de recompras e indicações. Portanto, a utilização do WhatsApp como principal meio de atendimento ao invés da ligação telefônica, foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, e nos possibilitou entender as oportunidades provenientes de novas tecnologias

Vi esses dias um interessante artigo do "Think With Google": Como a Fast Shop fez uma virada digital para dar assistência aos clientes durante a pandemia, o que me fez lembrar da maneira que apostamos no WhatsApp, conforme dito acima, e de como é fundamental as pequenas empresas  perderem o medo de mudança e aproveitarem a vantagem competitiva que têm perante as grandes.

Acredito que a mentalidade de inovação deve ser constante, e perante as infinitas opções de plataformas que existem, do consolidado Instagram ao "hypado" TikTok, deve-se apostar no de sempre: planejamento estratégico em Marketing, sem nunca se afastar dos conceitos que estão nos livros, nos cursos, muito antes da era digital.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você